Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabral, Nilvani Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-11-13T18:12:24Z-
dc.date.available2023-11-13T18:12:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCABRAL, Nilvani Rodrigues. É tempo de sonhar com a menina árvore: mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustração. 2023. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4937-
dc.description.abstractNesta dissertação, investigamos como as linguagens verbal e visual potencializam o imaginário na obra A menina árvore. Acreditamos que essa potencialização seja realizada pela colaboração expansiva do texto visual em relação ao verbal. Nesse sentido, o objetivo foi identificar e analisar os efeitos de sentidos das imagens e do texto verbal na construção do imaginário. A pesquisa possui uma natureza básica, que utiliza fontes bibliográficas e uma abordagem qualitativa. Ademais, abrange conceitos e considerações sobre o imaginário, a ilustração – vinculados ao projeto gráfico – e ao texto verbal, em que se cogita a conjunção da tríade no discurso verbo-visual da história. A pesquisa justifica-se pela importância e necessidade de se estudar e analisar produções literárias da literatura infantil e juvenil, as quais proporcionam a coautoria do leitor, colaborando em sua formação literária e humana. Salienta-se, ainda, a grande possibilidade de formação que os livros ilustrados trazem em sua construção literária e gráfica, perpassando pelo texto verbal e pela ilustração concomitante ao projeto gráfico. No decorrer da pesquisa, alguns objetivos específicos foram se traçando, como teorizar sobre o livro ilustrado; identificar a relação de construção de sentidos entre as linguagens verbal e visual; identificar pontos característicos de livro ilustrado na obra em análise; e refletir sobre a potencialização da ilustração em relação ao texto verbal na formação de leitores literários e humanos. Assim, para possibilitar a realização deste trabalho, utilizamos metodologicamente a pesquisa analítica bibliográfica, em que consideramos os teóricos Abramovich (1999), Cademartori (2010), Coelho (2000), Colomer (2017), Hunt (2010), Cândido (2000), Yunes e Pondé (1988), com foco em teorias e conceitos na área da Literatura infantil e juvenil. Perrotti (1986), Andrueto (2021), Jesualdo Sosa (1985), Bachelard (2019), Durand (1997) e Castrillón (2008) na análise referente ao imaginário e à compreensão literária. Faria (2008), Ramos (2011), Linden (2018), Salisbury e Styles (2013), Oliveira (2008), Lago (2008), Lima (2008), Aumont (2002) e Dondis (1997), a fim de construir a análise teórica a respeito da imagem. Para a análise do corpus, primeiro, apresentamos a relação entre as linguagens verbal e visual por meio das capas de algumas obras, em que escritor e ilustrador são responsáveis, depois buscamos entender como o imaginário é percebido na narrativa no enlace do texto verbal e da ilustração, e, por último, identificamos e analisamos os sentidos criados no entrelaçamento das ilustrações, do texto verbal e do designer para a promoção dos mundos imaginários da menina árvore. A narrativa de uma menina árvore, que é convidada a acordar para ver o mundo imaginário, possui possibilidades de experiências emocionais, estéticas e criativas por meio de uma imagem narrativa em consonância com a linguagem verbal. Desse modo, o estudo aponta a relevância da imagem na polissemia de sentidos provocada pela tessitura do enlace entre as linguagens. Toda a materialidade do livro, capa, título, guardas, imagens, colaboram para a polissemia da criação do imaginário de uma narrativa que convida a personagem e o leitor a acordarem para sonhar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nilvani Cabral (nilvanicabral@gmail.com) on 2023-11-13T17:34:40Z No. of bitstreams: 1 É TEMPO DE SONHAR COM A MENINA ÁRVORE mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustração.pdf: 5203264 bytes, checksum: bdfd85f5235d253c08dcd81cdce91805 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-13T18:12:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 É TEMPO DE SONHAR COM A MENINA ÁRVORE mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustração.pdf: 5203264 bytes, checksum: bdfd85f5235d253c08dcd81cdce91805 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-13T18:12:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 É TEMPO DE SONHAR COM A MENINA ÁRVORE mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustração.pdf: 5203264 bytes, checksum: bdfd85f5235d253c08dcd81cdce91805 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectA menina árvorept_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectTexto verbalpt_BR
dc.titleÉ tempo de sonhar com a menina árvore: mundos imaginários entrelaçados entre o texto verbal e a ilustraçãopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2In this dissertation, we investigate how verbal and visual languages enhance the imaginary in the work A menina árvore. We assume that this potentiation is carried out by the expansive collaboration of the visual text in relation to the verbal text. The objective is to identify and analyze the effects of meanings of images and verbal text on the construction of the imaginary. The research has a basic nature using bibliographic sources and a qualitative approach. It encompasses concepts and considerations about the imaginary, narrative images and verbal text, thinking about the conjunction of the triad in the verbal-visual discourse of history. The research is justified by the importance and need to study and analyze literary productions of children's and youth literature that provide the co-authorship of the reader, collaborating in his literary and human formation. It is emphasized the great possibility of formation that illustrated books bring in their literary and graphic construction through verbal text and illustration. During the research, some specific objectives were tracing how to theorize about the illustrated book; identify the relationship of constructing meanings between verbal and visual languages; identify characteristic points of book illustrated in the work under analysis; and reflect on the potentialization of illustration in relation to verbal text in the formation of literary and human readers. To enable the realization of this dissertation entitled 'It is time to dream about The tree girl: knowing imaginary worlds through the wires intertwined between verbal text and illustration' we will use methodologically for the bibliographic analytical research the theorists Abramovich (1999), Cade Martori (2010), Coelho (2000), Colomer (2017), Hunt (2010), Cândido (2000), Yunes and Pondé (1988) focusing on theories and concepts in the area of children's and youth literature. Perrotti (1986), Andrueto (2021), Jesualdo Sosa (1985), Bachelard (2019), Durand (1997) and Castrillón (2008) in the analysis referring to literary imaginary and understanding. Faria (2008), Ramos (2011), Linden (2018), Salisbury and Styles (2013), Oliveira (2008), Lago (2008), Lima (2008), Aumont (2002) and Dondis (1997) building theoretical analysis about the image. For the analysis of the corpus, first, we present the relationship between verbal and visual languages through the covers of some works in which writer and illustrator are responsible, then we bring how the imaginary is perceived in the narrative in the link age of verbal text and illustration, and finally, we identify and analyze the meanings created in the intertwining of illustrations, of the verbal and designer text for the promotion of the imaginary worlds of the tree girl. The narrative of a tree girl, who is invited to wake up to see the imaginary world, has possibilities of emotional, aesthetic and creative experiences through a narrative image in line with verbal language. The study points out the relevance of the image in the polysemy of meanings caused by the tessitura of the link between languages. All the materiality of the book, cover, title, guards, images, contribute to the polysemy of the creation of the imaginary of a narrative that invites the character and the reader to wake up to dream.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.