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dc.contributor.authorSilva, Rozilda Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-11-17T13:03:42Z-
dc.date.available2023-11-17T13:03:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Rozilda Ferreira da. A literatura infantil e juvenil indígena na/da Amazônia brasileira: algumas leituras possíveis e o pós-colonial/decolonial na narrativa A boca da noite de Cristino Wapichana. 2023. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4944-
dc.description.abstractApresentamos, nessa dissertação, um estudo da literatura infantil e juvenil de autoria indígena brasileira, o impacto colonial contra os povos indígenas na Amazônia brasileira e as marcas causadas na vida e nos corpos desses grupos sociais e na natureza. Compreendendo a literatura como um instrumento de conscientização e diálogo com a sociedade brasileira, por meio da narrativa A boca da noite (2016) do autor Cristino Wapichana, buscamos analisar o texto verbal e visual em aspectos como: as cores, os grafismos, e a simbologia de alguns elementos importantes para a cultura indígena, e ainda pela perspectiva dos estudos pós-coloniais, discorrer sobre a relação entre os não-indígenas e os povos originários brasileiros. Diante disso, a presente pesquisa tem como principal objetivo compreender a importância das literaturas infantis e juvenis indígenas, uma vez que contam as origens, histórias, religião e tradição, bem como a situação dos originários na sociedade. Desse modo, constata-se que a literatura indígena tenta garantir que a cultura permaneça viva e se torne ferramenta de denúncia, pois promovem um grito de liberdade, de existência, para que a sociedade não se esqueça de tudo que os povos indígenas sofreram durante a trajetória histórica e sofrem até hoje. A pesquisa é de cunho bibliográfico, qualitativo e será conduzida pelos aportes teóricos de Nelly Novaes Coelho (1995, 2000), Regina Zilberman (1998), Marisa Lajolo; Álvaro de Azevedo Gonzaga (2021), Walter Mignolo (2017), Enrique Dussel (1993), Catherine Walsh (2007,2009,2010,2013,2023), Daniel Munduruku (2009), Kaká Werá Jecupé (2020), Pedro Paulo Funari; Ana Piñon (2011), Graça Graúna (2013), Luís Camargo (1999), Laura Sandroni (2013), foram citados na produção da dissertação, além de outros teóricos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rozilda da silva (rosiferreiramel@outlook.com) on 2023-11-17T01:36:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Rozilda.pdf: 3389304 bytes, checksum: 5cb716574d6e25d0d99e37f4b165a4c5 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpt_BR
dc.subjectPalavra-e-imagempt_BR
dc.subjectA boca da noitept_BR
dc.titleA literatura infantil e juvenil indígena na/da Amazônia brasileira: algumas leituras possíveis e o pós-colonial/decolonial na narrativa A boca da noite de Cristino Wapichanapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2In this dissertation, we present a study of children's and young people's literature by indigenous Brazilian authors, the colonial impact on indigenous peoples in the Brazilian Amazon and the marks caused on the lives and bodies of these social groups and on nature. Understanding literature as an instrument of awareness and dialogue with Brazilian society, through the narrative A boca da noite (2016) by the author Cristino Wapichana, we sought to analyze the verbal and visual text in aspects such as: colors, graphics, and the symbolism of some important elements for indigenous culture, and also from the perspective of postcolonial studies, to discuss the relationship between non-indigenous and native Brazilian peoples. In view of this, the main objective of this research is to understand the importance of indigenous children's and young people's literature, since it tells of the origins, histories, religion and tradition, as well as the situation of the indigenous people in society. In this way, it can be seen that indigenous literature tries to ensure that the culture remains alive and becomes a tool for denunciation, as it promotes a cry for freedom, for existence, so that society does not forget everything that indigenous peoples have suffered during their historical trajectory and still suffer today. The research is bibliographical, qualitative and will be conducted using the theoretical contributions of Nelly Novaes Coelho (1995, 2000), Regina Zilberman (1998), Marisa Lajolo; Álvaro de Azevedo Gonzaga (2021), Walter Mignolo (2017), Enrique Dussel (1993), Catherine Walsh (2007,2009,2010,2013,2023), Daniel Munduruku (2009), Kaká Werá Jecupé (2020), Pedro Paulo Funari; Ana Piñon (2011), Graça Graúna (2013), Luís Camargo (1999), Laura Sandroni (2013), were cited in the production of the dissertation, in addition to other theorists.pt_BR
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