Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Marta Carolina Terto de-
dc.contributor.authorSilva, Giovanna Eduarda-
dc.contributor.authorTeixeira, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorPinho, Silvia Teixeira De-
dc.contributor.authorDelani, Daniel-
dc.date.accessioned2023-11-21T11:29:43Z-
dc.date.available2023-11-21T11:29:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2178-7514-
dc.identifier.DOI10.36692/V15n3-14-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4950-
dc.description.abstractA pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção de estudantes ativos e sedentários sobre a QV, suas dimensões e os impactos do retorno presencial das atividades no campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa com método observacional, com recorte longitudinal e abordagem qualitativa. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas em grupo com os voluntários no formato de roda de conversa, em contato direto com o pesquisador. Para essa etapa foi elaborado previamente um roteiro de perguntas semiestruturado. Participaram da entrevista 3 voluntários, todos estudantes, 2 ativos e 1 sedentário. Os resultados demonstram que os sujeitos ativos possuem uma boa/excelente QV. Os mesmos atribuem essa classificação aos hábitos de vida fisicamente ativa e estar bem com outras dimensões de QV, como social e econômica. Em contrapartida, o sujeito sedentário relatou uma péssima QV, pois o mesmo relata não ter hábitos de uma vida fisicamente ativa, o mesmo atribui essa falta ao retorno do presencial. Todos os participantes, independente da categoria (ativos e sedentários) relataram perceber benefícios da prática de exercícios físicos sobre a QV. Foi de comum acordo que o tempo dedicado às atividades da vida universitária influência nas dimensões da QV. Os sujeitos ressaltaram a importância de estratégias que criem e/ou ampliem iniciativas de esporte e lazer nos ambientes que a universidade já possui (academia, sala de espelho, piscina), facilitando o acesso da comunidade aos mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marta Carolina Terto de Morais (c.terto95@gmail.com) on 2023-11-21T01:53:45Z No. of bitstreams: 1 1312-2692-1-PB (2).pdf: 493917 bytes, checksum: 8f650ff4b1839a6a537b5bf840c75a9b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-21T11:29:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1312-2692-1-PB (2).pdf: 493917 bytes, checksum: 8f650ff4b1839a6a537b5bf840c75a9b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-21T11:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1312-2692-1-PB (2).pdf: 493917 bytes, checksum: 8f650ff4b1839a6a537b5bf840c75a9b (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida - CPAQV Journalpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAtivospt_BR
dc.subjectSedentáriospt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.titlePerspectivas de estudantes universitários ativos e sedentários sobre a qualidade de vidapt_BR
dc.title.alternativePerspectives of active and sedentary university students on quality of lifept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract2The research aimed to analyze the perception of active and sedentary students about QoL, its dimensions and the impacts of returning to face-to-face activities on the Porto Velho campus of the Federal University of Rondônia. This is research with an observational method, with a longitudinal section and a qualitative approach. To collect the data, group interviews were carried out with the volunteers in a conversation format, in direct contact with the researcher. For this stage, a semi-structured question guide was prepared in advance. Three volunteers participated in the interview, all students, 2 active and 1 sedentary. The results demonstrate that active subjects have a good/excellent QoL. They attribute this classification to physically active lifestyle habits and being well with other dimensions of QoL, such as social and economic. On the other hand, the sedentary subject reported a poor QoL, as he reports not having habits of a physically active life, and he attributes this lack to the return of face-to-face activities. All participants, regardless of category (active and sedentary), reported perceiving benefits from physical exercise on QoL. It was agreed that the time dedicated to university life activities influences the dimensions of QoL. The subjects highlighted the importance of strategies that create and/or expand sports and leisure initiatives in the environments that the university already has (gym, mirror room, swimming pool), facilitating the community’s access to them.pt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1312-2692-1-PB (2).pdfDocumento em PDF482,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.