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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorBastos, Clesiane-
dc.date.accessioned2023-11-23T19:07:34Z-
dc.date.available2023-11-23T19:07:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBastos, Clesiane. Os efeitos formativos no desenvolvimento e utilização de um guia de orientações didáticas para acessibilidade pedagógica de estudantes surdos. 2023. 102 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4956-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema a formação de professores na perspectiva inclusiva voltada aos estudantes surdos. Com os processos de inclusão, a Lei Brasileira da Inclusão (LBI) nº 13.146/15 (BRASIL, 2015) assegura que as salas de aula devem ser inclusivas e bilíngues. Este estudo faz de um projeto de pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e contemplado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagogia (GPAM). A partir desta pesquisa, foram identificadas carências formativas e a necessidade oferecer subsídios teóricos e práticos aos docentes e intérpretes por meio da elaboração de um guia de orientações didáticas. O objetivo geral é avaliar os efeitos formativos de um Guia de orientações didáticas voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos. Tem como problema de pesquisa: de que maneira um guia de orientações didáticas voltado à acessibilidade pedagógica para estudantes surdos pode contribuir na prática pedagógica de docentes e intérpretes no contexto da educação superior e da educação básica? Para realização da pesquisa, escolheu-se a pesquisa do tipo colaborativa (IBIAPINA, 2008) por meio de quatro etapas. Etapa 1 – Sensibilização dos colaboradores; Etapa 2 – Levantamento das necessidades formativas; Etapa 3 – Desenvolvimento do Programa de formação; Etapa 4 – Avaliação final. Para interpretação dos resultados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Participaram da pesquisa 23 pessoas, sendo acadêmicos surdos, tradutores e intérpretes de Libras – Língua Portuguesa (TILSP), professores da educação superior e básica. Como principais resultados e discussão, os participantes afirmaram que o guia apresenta de forma clara e objetiva orientações para o trabalho pedagógico com estudantes surdos, e apresenta uma contribuição para apoio ao planejamento dos professores e acessibilidade comunicacional com os intérpretes. De tal modo, salientaram a relevância da material ser utilizado como suporte à inclusão, mas indicando a necessidade de promover encontros formativos para exemplificar possibilidades didáticas e também acrescentar recursos didáticos que poderiam ser utilizados em sala de aula. A partir disso, por meio de uma ação de extensão e pesquisa, foi desenvolvido recursos didáticos adaptados e aplicados em quatro turmas de uma escola municipal de Ariquemes. O desenvolvimento e a aplicação dos recursos didáticos adaptados na classe comum, evidenciou a importância do planejamento colaborativo da professora, instrutora surda e acadêmicas ouvintes visando o ensino bilingue. Espera-se, por meio desta pesquisa, oferecer contribuição ao processo de inclusão dos estudantes surdos por meio de práticas pedagógicas que satisfaçam suas necessidades de aprendizagem e que o guia de orientações didáticas possa auxiliar no trabalho pedagógico dos professores e intérpretes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Clesiane Bastos (clesianeskatelove242@gmail.com) on 2023-11-09T23:41:00Z No. of bitstreams: 1 TCC CLESIANE MOURA BASTOS - Defesa 20-10.pdf: 4417506 bytes, checksum: d798f60add30c3b202517892c346b463 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEstudante surdopt_BR
dc.titleOs efeitos formativos no desenvolvimento e utilização de um guia de orientações didáticas para acessibilidade pedagógica de estudantes surdospt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The subject of this research is teacher training from an inclusive perspective for deaf students. With inclusion processes, the Brazilian Inclusion Law (LBI) nº. 13.146/15 (BRASIL, 2015) ensures that classrooms must be inclusive and bilingual. This study is part of a research project approved by the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBIC) and awarded a grant by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), together with the Research Group on Public Policies, Inclusive Education and Accessibility Pedagogy (GPAM). This research identified training gaps and the need to provide theoretical and practical support for teachers and interpreters by producing a teaching guide. The general objective is to evaluate a teaching guide aimed at pedagogical accessibility for deaf students. Its research problem is: in what way can a didactic guidance guide aimed at pedagogical accessibility for deaf students contribute to the pedagogical practice of teachers and interpreters in the context of basic education? In order to carry out the research, collaborative research was chosen (IBIAPINA, 2008) through four stages. Stage 1 - Awareness-raising among employees; Stage 2 - Survey of training needs; Stage 3 - Development of the training program; Stage 4 - Final evaluation. Content analysis was used to interpret the results (BARDIN, 2011). Twenty-three people took part in the research, including deaf academics, translators and interpreters of Libras - Portuguese (TILSP), and teachers of higher and basic education. As the main results and discussion, the participants stated that the guide provides clear and objective guidelines for pedagogical work with deaf students, and contributes to supporting teachers' planning and communicational accessibility with interpreters. As such, they stressed the importance of the material being used to support inclusion, but pointed out the need to promote training meetings to exemplify didactic possibilities and also add didactic resources that could be used in the classroom. As a result, through an extension and research project, adapted teaching resources were developed and applied in four classes at a municipal school in Ariquemes. The development and application of the adapted teaching resources in the ordinary classroom showed the importance of collaborative planning between the teacher, the Libras instructor and the hearing students, with a view to bilingual teaching. It is hoped that this research will contribute to the process of including deaf students through teaching practices that meet their learning needs and that the teaching guidelines will help in the pedagogical work of teachers and interpreters.pt_BR
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