Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Odaílton Silva dos-
dc.date.accessioned2023-12-05T11:01:39Z-
dc.date.available2023-12-05T11:01:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Odaílton Silva dos. O Teorema de Pitágoras e seus desafios no ensino fundamental: uma análise em livros didáticos. 2023. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4966-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de como tem sido abordado o teorema de Pitágoras em alguns livros didáticos e suas demonstrações. E consequentemente apresentar alguns resultados acerca do teorema de Pitágoras, referentes à fundamentação lógica e prática deste conteúdo nos livros didáticos, visando uma melhor abordagem para um possível desempenho satisfatório no processo ensino aprendizagem deste importante resultado, na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita em livros didáticos, a análise dos dados foi realizada pelo método qualitativo. Nos resultados da análise das demonstrações desenvolvidas nos livros didáticos analisados do 9° ano, observou-se que, geralmente, as demonstrações são as mesmas utilizadas desde o início da década de 1980. Os autores dos livros analisados, em geral apresentam as demonstrações do teorema de Pitágoras utilizando somente aspectos algébricos, gerando um desestimulo aos estudantes quanto a exploração deste importante resultado matemático. É possível utilizar outras abordagens, com materiais manipuláveis de fácil acesso, que podem ser utilizadas para instigar o lado investigativo e lúdico do processo de ensino aprendizagem do teorema de Pitágoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by odailton santos (oasisantos@hotmail.com) on 2023-12-04T14:03:18Z No. of bitstreams: 1 ODAILTON TCC VERSAO FINAL SBM.pdf: 4640238 bytes, checksum: 50c1b46924bca5dde2869a20f82d7296 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-12-05T11:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ODAILTON TCC VERSAO FINAL SBM.pdf: 4640238 bytes, checksum: 50c1b46924bca5dde2869a20f82d7296 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T11:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ODAILTON TCC VERSAO FINAL SBM.pdf: 4640238 bytes, checksum: 50c1b46924bca5dde2869a20f82d7296 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.titleO Teorema de Pitágoras e seus desafios no ensino fundamental: uma análise em livros didáticospt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This work aims to present an analysis of how the Pythagorean theorem has been approached in some textbooks and their demonstrations. And consequently present some results about the Pythagorean theorem, referring to the logical and practical foundation of this content in textbooks, aiming at a better approach for a possible satisfactory performance in the teaching-learning process of this important result, at school. It is a bibliographical research carried out in textbooks, the data analysis was carried out by the qualitative method. In the results of the analysis of the proofs developed in the 9th grade textbooks analyzed, it was observed that, generally, the proofs are the same ones used since the beginning of the 1980. The authors of the analyzed books, in general, present the proofs of the theorem of Pythagoras using only algebraic aspects, discouraging students from exploring this important mathematical result. It is possible to use other approaches, with easily accessible manipulable materials, which can be used to instigate the investigative and playful side of the teaching-learning process of the Pythagorean theorem.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ODAILTON TCC VERSAO FINAL SBM.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.