Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/496
Título: Benchmark da produção familiar na cadeia produtiva do agronegócio leite no estado de Rondônia.
Autor(es): Souza, Hígor Cordeiro de
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Benchmarking
Leite
Rondônia
Data do documento: 2013
Citação: SOUZA, H. C. de. Benchmark da produção familiar na cadeia produtiva do agronegócio leite no estado de Rondônia. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: O Benchmarking é uma ferramenta que possibilita a comparação de práticas e processos de uma empresa com as líderes da sua área a fim de que se encontrem as práticas referência do setor, dessa forma a presente proposta teve como objetivo principal identificar o produtor Benchmarkda produção familiar da Cadeia Produtiva do agronegócio leite no Estado de Rondônia. Os produtores pesquisados foram selecionados com base no trabalho de Conde (2012), onde o mesmo por meio de uma abordagem quantitativa elaborou uma metodologia de avaliação de performance de produção baseada na lógica fuzzy classificando os produtores de acordo com o grau de eficiência. Em contrapartida, a presente proposta de estudo buscou um enfoque no sentido qualitativo a fim de evidenciar, por meio da análise comparativa das práticas e performances dos produtores pesquisados, quais são os fatores que levam a um desempenho superior na produção leiteira. Como proposta metodológica a pesquisa é de cunho exploratório-descritivo, uma vez que traz uma nova perspectiva de abordagem teórica sobre o objeto de estudo visando novas descrições, análises e interpretações do mesmo. Quanto aos principais resultados da pesquisa podem ser citados a identificação dos produtores por meio da descrição de suas principais características como dados sociais, volume de produção, renda da terra, renda média mensal dentre outros. Outro ponto a ser destacado foi a descrição das práticas decisivas e dos fatores diferenciadores que evidenciam os produtores com os melhores desempenhos. Todos os produtores foram comparados entre si a fim se de se apontar os mais destacados. Com base nas descrições e análise dos resultados foi feita a identificação do produtor benchmark o qual reuniu as melhores práticas e os melhores resultados sendo assim destacado dentre os demais. Finalizando foram feitas proposições e sugestões para a melhoria de desempenho dos demais produtores.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dra. Mariluce Paes de Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/496
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Higor C. de Souza_Benchmark da produção familiar.pdf6,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.