Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/498
Title: Inovação Científica para o Desenvolvimento Institucional: Estudo de Caso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
Authors: Leão, João Artur Avelino
Keywords: Administração
Estratégia
Gestão
Institucional
Planejamento
Issue Date: 2014
Citation: LEÃO, J. A. A. Inovação Científica para o Desenvolvimento Institucional: Estudo de Caso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Abstract: O planejamento estratégico nas instituições de ensino ainda é pouco abordado, embora a complexidade dessas organizações constitua objeto privilegiado à investigação dos processos de formulação de planos estratégicos. Deve-se observar ainda que o correto desenvolvimento do processo de formulação de tais planos pode ser decisivo para a formulação de estratégias efetivas. Dessa forma, este estudo toma como referência o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre para responder ao seguinte questionamento: Como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pode contribuir para a eficácia no cumprimento das atribuições institucionais? O trabalho tem como objetivo geral mostrar a contribuição que o planejamento pode trazer para uma instituição de ensino, de forma a contribuir com o sucesso e minimizar os riscos de fracasso; e como objetivos específicos se propõe analisar os aspectos inerentes ao plano (1); mapear as fontes estratégicas de informação a serem incluídas no Plano (2); e analisar a importância da Inovação Científica como ferramenta de desenvolvimento (3). O estudo se fundamenta na Teoria U. A pesquisa é do tipo qualitativo descritiva, tendo sido adotada a estratégia de estudo de caso viabilizada por meio da coleta de dados primários e secundários e os procedimentos requeridos, com vista a responder as hipóteses: É possível alavancar o desenvolvimento institucional mediante a inovação científica obtida em consenso comunitário, apoiado no planejamento estratégico, mediante controle sistemático (1); A inovação científica em consenso com a participação democrática da sociedade como ferramentas de apoio ao planejamento estratégico não representam métodos eficientes de se alavancar o desenvolvimento institucional, sendo que, sua aplicabilidade torna inadequada e dificultosa (2). O plano é um mecanismo articulador das políticas públicas, permitindo visualizar o comprometimento dos agentes internos e externos em torno do Planejamento Estratégico. A falta de planejamento e o improviso tornaram-se características da gestão pública. Portanto, o plano pode contribuir para a inovação e a modernização dos processos decisórios numa instituição pública de ensino, desde que sejam observadas as fontes estratégicas de informação.
Description: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/498
Appears in Collections:Mestrado em Administração (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João A. A. Leão_Inovação Científica.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.