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dc.contributor.authorAyres, Maria Mychellyne Cristina de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-18T12:55:20Z-
dc.date.available2023-12-18T12:55:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAYRES, Maria Mychellyne Cristina de Sousa. Gestão de riscos e aprendizagem organizacional no Laboratório Estadual de Patologias Clinicas em Porto Velho (RO). 2023. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4999-
dc.description.abstractA aprendizagem organizacional (AO) e a gestão de riscos (GR) têm sido temas de interesse de gestão e do discurso acadêmico, pois trazem, a eles associados, a ‘promessa’ de aumento de resiliência organizacional e melhoria contínua dos processos. Percebe-se que a legislação recente de GR tem sido um novo esforço na busca por efetividade na administração pública e o Governo do Estado de Rondônia vem desenvolvendo proativamente ações para melhoria de suas práticas gerenciais e isso pode ser percebido na Portaria nº 217, que estabelece a metodologia de gestão de riscos no âmbito do Poder Executivo Estadual. Neste sentido, órgãos do governo têm procurado se adequar à legislação vigente. Todavia, mudanças demandam não apenas novos processos, mas também mecanismos de aprendizagem. Esta pesquisa é parte de um projeto maior intitulado - Desenvolvimento de indicadores de práticas gerenciais das políticas do SUS no âmbito executivo: busca por resolutividade diante de problemas complexos - e atuou, como projeto piloto. Com o apoio do Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde de Rondônia, como órgão intermediador, foi escolhido como lócus de pesquisa o Laboratório Estadual de Patologias Clínicas (Lepac). O Lepac é de grande relevância para saúde pública de Rondônia e conta com uma equipe com qualidades técnicas elevadas, mas com baixo corpo gerencial e foi considerado um lócus com possibilidades de resultados relevantes na aplicação de metodologias de GR. Diante do exposto, surgiu a oportunidade de pesquisa de acompanhar a adoção de metodologias de GR no Lepac. Para além disto, esta pesquisa se propôs também, a analisar o processo de aprendizagem organizacional durante a adoção de metodologias de GR. Utilizando-se da estratégia da pesquisa-ação, com base em Thiollent, essa pesquisa empírica buscou compreender o impacto da adoção de metodologias de gestão de riscos nos processos gerenciais, considerando aspectos de aprendizagem organizacional, no Lepac. Para isto, fez-se uso de múltiplos instrumentos de coleta de dados, tanto qualitativos, quanto quantitativos, e da análise temática e estatística descritiva. Como resultados, tem-se que a adoção de metodologias de GR impactaram as práticas gerenciais ao ampliar o entendimento dos gestores sobre boas práticas de gestão e ao trazer uma estrutura que possibilita a eles, não apenas replicarem o método em outros processos, mas compreender a importância do estabelecimento de prioridades em seus planejamentos estratégicos, tático e operacional. Dentro do campo prático, contribuiu para o desenvolvimento da literatura sobre o tema gestão de riscos à medida que adaptou, aplicou e validou um instrumento de maturidade, que pode auxiliar organizações a identificarem os pontos fortes e fracos de sua estrutura gerencial, além de dá suporte ao gestor no processo de tomada de decisão, com base em informações que passaram por dupla análise. Contribuiu ainda com o relato da aplicação, na prática, da metodologia de GR em uma organização pública da área da saúde e com os fatores contextuais e mecanismos de aprendizado envolvidos no processo. Como achado de pesquisa, destaca-se a relevância da interação entre os dois instrumentos aplicados e a importância da cultura de aprendizagem organizacional, para que esse processo de adoção de GR ocorra de forma mais eficaz. Ao final apresenta-se sugestões de pesquisa futura envolvendo os temas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Mychellyne Ayres (mychellyneayres@gmail.com) on 2023-12-15T22:27:58Z No. of bitstreams: 1 Mychellyne_ Dissertação - com ficha catalográfica e ata.pdf: 3719762 bytes, checksum: de6b46f6a9202b66473e09882075092b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-12-18T12:55:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mychellyne_ Dissertação - com ficha catalográfica e ata.pdf: 3719762 bytes, checksum: de6b46f6a9202b66473e09882075092b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-18T12:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mychellyne_ Dissertação - com ficha catalográfica e ata.pdf: 3719762 bytes, checksum: de6b46f6a9202b66473e09882075092b (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.description.sponsorshipO presente estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, bem como pelo Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde, consorciado com a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (PPSUS/FAPERO).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de riscospt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titleGestão de riscos e aprendizagem organizacional no Laboratório Estadual de Patologias Clinicas em Porto Velho (RO)pt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Organizational learning (OA) and risk management (RM) have been topics of interest in management and academic discourse, as they bring, associated with them, the 'promise' of increasing organizational resilience and continuous improvement of processes. It is noticed that the recent legislation of GR has been a new effort in the search for effectiveness in public administration and the Government of the State of Rondônia has been proactively developing actions to improve its management practices and this can be seen in Ordinance nº 217, which establishes the risk management methodology within the scope of the State Executive Branch. In this sense, government agencies have sought to adapt to current legislation. However, changes demand not only new processes, but also learning mechanisms. This research is part of a larger project entitled - Development of indicators of management practices of SUS policies at the executive level: search for resolution in the face of complex problems - and acted as a pilot project. With the support of the Center for Technical-Professional Education in the Health Area of Rondônia, as an intermediary body, the State Laboratory of Clinical Pathologies (Lepac) was chosen as the research locus. Lepac is of great relevance for public health in Rondônia and has a team with high technical qualities, but with a low management body and was considered a locus with possibilities of relevant results in the application of RM methodologies. Given the above, the research opportunity arose to monitor the adoption of RM methodologies at Lepac. In addition, this research also proposed to analyze the organizational learning process during the adoption of RM methodologies. Using the action-research strategy, based on Thiollent, this empirical research sought to understand the impact of adopting risk management methodologies on managerial processes, considering aspects of organizational learning, at Lepac. For this, multiple data collection instruments were used, both qualitative and quantitative, and thematic analysis and descriptive statistics. As a result, the adoption of GR methodologies has impacted management practices by expanding managers' understanding of good management practices and by bringing a structure that enables them not only to replicate the method in other processes, but to understand the importance of establishing priorities in their strategic, tactical and operational planning. Within the practical field, it contributed to the development of literature about risk management as it adapted, applied and validated a maturity instrument, which can help organizations to identify the strengths and weaknesses of their management structure, in addition to providing support to the manager in the decision-making process, based on information that underwent double analysis. It also contributed with the report of the application, in practice, of the RM methodology in a public health organization and with the contextual factors and learning mechanisms involved in the process. As research finding, the relevance of the interaction between the two applied instruments and the importance of the organizational learning culture stands out, so that this RM adoption process occurs more effectively. At the end, suggestions for future research involving the themes are presented.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

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