Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/49
Title: Negócios sociais inclusivos a partir da base da pirâmide (BOP): um estudo de caso junto a Associação de Feirantes e Produtores de Presidente Médici - Rondônia
Authors: Almeida, Raul Guilherme Dias de
Keywords: Negócios sociais
Modelo de negócios
Issue Date: 17-Feb-2014
Abstract: O presente artigo teve o objetivo de verificar como é feita a organização, quais práticas socioambientais positivas são encontradas e quais desafios são enfrentados pelos produtores empreendedores da Base da Pirâmide (BoP) em modelo de negócios comuns à realidade do estado de Rondônia. Os negócios sociais têm o seu foco na BoP e um dos seus principais objetivos é a busca pela maximização do benefício socioambiental e a inclusão socioeconômica dos atores envolvidos no empreendimento. O termo Base da Pirâmide, de forma mais abrangente é usado para designar uma forma de capitalismo que promova a redução da pobreza e inclusão socioeconômica. Nesse contexto, a pesquisa buscou responder como os negócios sociais podem contribuir como modelo de negócios para iniciativas locais promovidas pela BoP e assim promover melhoria organizacional e adoção de práticas socioambientais positivas. Nesse intuito a pesquisa foi realizada junto a Associação dos Feirantes e Produtores de Presidente Médici, Rondônia - AFEPREN no período de outubro de 2013 a janeiro de 2014. O meio de investigação foi um estudo de caso com pesquisa exploratória e qualitativa mediante a aplicação de roteiro semiestruturado de entrevista junto aos membros e presidente da AFEPREN. A pesquisa revelou a deficiência da associação principalmente na questão organizacional. Outro fato preponderante relatado pelos produtores é a preocupação em cultivar produtos ecologicamente corretos, sem o uso de agrotóxicos e pesticidas, porém existe a lacuna quanto a praticas socioambientais positivas que devem estar presentes em negócios sociais, como o reaproveitamento de resíduos orgânicos e a busca por gestão participativa e formação empreendedora.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/49
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL RAUL.pdf423,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools