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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Carvalho, Geranilce Feliciano | - |
dc.contributor.author | Beserra, Brenda Aline da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T14:12:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T14:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Geranilce Feliciano, BESERRA, Brenda Aline da Silva. Educação infantil como fator de humanização: reflexões sobre práticas pedagógicas numa perspectiva freireana de ser humano. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5000 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo trata da Educação Infantil como fator de humanização com objetivo geral de refletir sobre práticas pedagógicas humanizadoras para a Educação Infantil numa perspectiva freireana de ser humano. Para atingir o objetivo geral delineou-se os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar a educação infantil destacando um breve trajeto histórico; b) Analisar os fatores que ampliam a lacuna na dimensão educar; c) Apontar estratégias que estejam alinhadas com a proposta freireana de educação para a humanização. A base teórica está ancorada em matrizes relacionadas à história da Educação Infantil e nas principais obras de PAULO FREIRE como: Educação como prática da liberdade (1967), Ação Cultural para a Liberdade (1981), Pedagogia da Autonomia (1996), Pedagogia do Oprimido (1987) e Conscientização: teoria e prática da libertação (1996) e outros. Recorreu-se a leituras complementares de artigos científicos, as buscas foram feitas em bibliotecas físicas e virtuais como Cielo, Saraiva, Google Acadêmico e outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa realizada no período de fevereiro a julho de 2022. Os resultados demonstram que a educação infantil brasileira tem sua origem relacionada a questões assitenciais e não educacionais; que têm evoluído no decorrer dos anos, alcançando a institucionalização como primeira etapa da Educação Básica. Que suas práticas são em grande parte determinadas por concepções tradicionalistas e assistenciais, em descompasso com os princípios legais, filosóficos e psicopedagógicos prejudicando o pleno desenvolvimento da criança. Ao final considera que devam ser adotadas alternativas que favoreçam uma prática pedagógica libertadora como caminho para formação da educação humanizadora defendidas por Paulo Freire. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Geranilce Carvalho (geranilce.carvalho@gmail.com) on 2023-12-18T04:09:21Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GERANILCE E BRENDA.pdf: 736471 bytes, checksum: 9f153330a7a36a88e5898e894efb51c6 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-18T14:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GERANILCE E BRENDA.pdf: 736471 bytes, checksum: 9f153330a7a36a88e5898e894efb51c6 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação humanizadora | pt_BR |
dc.subject | Alternativas Pedagógicas Humanizadoras | pt_BR |
dc.title | Educação infantil como fator de humanização: reflexões sobre práticas pedagógicas numa perspectiva freireana de ser humano | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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