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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Geranilce Feliciano-
dc.contributor.authorBeserra, Brenda Aline da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:12:45Z-
dc.date.available2023-12-18T14:12:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, Geranilce Feliciano, BESERRA, Brenda Aline da Silva. Educação infantil como fator de humanização: reflexões sobre práticas pedagógicas numa perspectiva freireana de ser humano. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5000-
dc.description.abstractO presente artigo trata da Educação Infantil como fator de humanização com objetivo geral de refletir sobre práticas pedagógicas humanizadoras para a Educação Infantil numa perspectiva freireana de ser humano. Para atingir o objetivo geral delineou-se os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar a educação infantil destacando um breve trajeto histórico; b) Analisar os fatores que ampliam a lacuna na dimensão educar; c) Apontar estratégias que estejam alinhadas com a proposta freireana de educação para a humanização. A base teórica está ancorada em matrizes relacionadas à história da Educação Infantil e nas principais obras de PAULO FREIRE como: Educação como prática da liberdade (1967), Ação Cultural para a Liberdade (1981), Pedagogia da Autonomia (1996), Pedagogia do Oprimido (1987) e Conscientização: teoria e prática da libertação (1996) e outros. Recorreu-se a leituras complementares de artigos científicos, as buscas foram feitas em bibliotecas físicas e virtuais como Cielo, Saraiva, Google Acadêmico e outras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa realizada no período de fevereiro a julho de 2022. Os resultados demonstram que a educação infantil brasileira tem sua origem relacionada a questões assitenciais e não educacionais; que têm evoluído no decorrer dos anos, alcançando a institucionalização como primeira etapa da Educação Básica. Que suas práticas são em grande parte determinadas por concepções tradicionalistas e assistenciais, em descompasso com os princípios legais, filosóficos e psicopedagógicos prejudicando o pleno desenvolvimento da criança. Ao final considera que devam ser adotadas alternativas que favoreçam uma prática pedagógica libertadora como caminho para formação da educação humanizadora defendidas por Paulo Freire.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Geranilce Carvalho (geranilce.carvalho@gmail.com) on 2023-12-18T04:09:21Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GERANILCE E BRENDA.pdf: 736471 bytes, checksum: 9f153330a7a36a88e5898e894efb51c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-12-18T14:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GERANILCE E BRENDA.pdf: 736471 bytes, checksum: 9f153330a7a36a88e5898e894efb51c6 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação humanizadorapt_BR
dc.subjectAlternativas Pedagógicas Humanizadoraspt_BR
dc.titleEducação infantil como fator de humanização: reflexões sobre práticas pedagógicas numa perspectiva freireana de ser humanopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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