Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Maiara Cassupá-
dc.date.accessioned2023-12-20T14:34:24Z-
dc.date.available2023-12-20T14:34:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maiara Cassupá. A educação intercultural como fator de valorização das culturas indígena em escolas urbanas . 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5002-
dc.description.abstractO presente artigo insere-se nos campos da Educação, diversidade cultural e Interculturalidade. Tem como objetivo geral analisar a educação intercultural como possibilidade de valorização das culturas indígenas presentes nas escolas urbanas. Parte do pressuposto que os processos educativos voltados à valorização, o respeito e a preservação das culturas são tarefas inerentes ao processo político pedagógico da escola, independente da sua localização. A pesquisa de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico foi desenvolvida no período de abril a setembro de 2023, com base em artigos científicos sobre a temática, monografias e livros de autores que tratam das questões envolvidas na temática, dentre os quais: Candau (2008, 2014), Fleuri (2000, 2003), Freire (1987) Canen (2001), Moreira (2001). Os dados coletados evidenciaram que ao contrário das abordagens tradicionais, centradas em padrões da cultura dominante, a perspectiva intercultural busca a criação de ambientes de aprendizado inclusivos e equitativos, por meio de abordagens que atendam às especificidades culturais dos alunos. Dentro desta perspectiva apresenta algumas abordagens compreendidas como interculturais, com potencial para valorização das culturas presente na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-12-20T14:33:47Z No. of bitstreams: 1 3.1_Trabalho_de_conclusao_de_curso__3_.pdf: 534151 bytes, checksum: 124dd90d764692dbd5d6cc8675a1fe70 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-12-20T14:34:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3.1_Trabalho_de_conclusao_de_curso__3_.pdf: 534151 bytes, checksum: 124dd90d764692dbd5d6cc8675a1fe70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-20T14:34:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3.1_Trabalho_de_conclusao_de_curso__3_.pdf: 534151 bytes, checksum: 124dd90d764692dbd5d6cc8675a1fe70 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectAbordagens interculturaispt_BR
dc.titleA educação intercultural como fator de valorização das culturas indígena em escolas urbanaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3.1_Trabalho_de_conclusao_de_curso__3_.pdf521,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.