Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Stefany Silva do-
dc.date.accessioned2024-01-03T12:41:45Z-
dc.date.available2024-01-03T12:41:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Stefany Silva do. Entre caminhos e saberes literários: uma prática de leitura e de interpretação de contos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Amazônia acreana. 2023. 82 . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5007-
dc.description.abstractA presente pesquisa é delineada por reflexões sobre a relação entre práticas metodológicas de leitura e de análise do texto literário no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando através das estratégias de letramento literário, propostas, sobretudo por Rildo Cosson (2018), caminhos que viabilizem as práticas escolares para a formação de leitores literários nas salas de aulas de jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo regular. No que se refere ao embasamento teórico, norteamo-nos pelos estudos de Arroyo (2005), Barthes (2007), Candido (2006), Eco (2003), Lajolo (1993), Larrosa (2004), Morin (2011), Paulino (2004), Soares (2002), Todorov (2010) e Zilberman (2009). Assim, buscamos responder a alguns questionamentos que norteiam nossa pesquisa: Qual o lugar da literatura na escola? O que se ensina (ou não) quando se ensina literatura aos jovens e adultos da EJA? Quais práticas escolares de leituras literárias podem ser desenvolvidas com alunos da Educação de Jovens e Adultos? A partir disso, nosso intuito é contribuir com a proximidade entre o aluno da Educação de Jovens e Adultos e a literatura, conduzindo-o à leitura plena do texto literário, pois acreditamos que reflexões como essas incitam a conscientização da importância da literatura no processo escolar desses jovens e adultos, em sua maioria, trabalhadores que enfrentam os desafios da realidade social de exclusão para permanecerem na sala de aula. Para isso, nossa pesquisa inclui, além de um breve panorama da trajetória da educação de jovens e adultos, discussões que tenham como centro o ensino de literatura e seus desafios, sobretudo na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, a fim de refletir sobre as abordagens do texto literário, observando como esses desdobramentos que configuram o ensino da literatura chegam até a escola. Em seguida, através de uma pesquisa-ação realizada com 10 estudantes da primeira etapa do Ensino Médio de uma escola no município de Rio Branco, no Acre, traçamos um caminho metodológico de leitura literária dos contos “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector, e “Despalavrar-se”, de Daniel da Rocha Leite em uma turma de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, tomando como aporte teórico a perspectiva de letramento literário e a sequência expandida de Cosson (2018).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Stefany Nascimento (stefanynascimento3@gmail.com) on 2024-01-03T12:18:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertação..pdf: 1679402 bytes, checksum: 816788bb696488b1292dac76d4410b3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-01-03T12:41:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação..pdf: 1679402 bytes, checksum: 816788bb696488b1292dac76d4410b3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-03T12:41:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação..pdf: 1679402 bytes, checksum: 816788bb696488b1292dac76d4410b3e (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.titleEntre caminhos e saberes literários: uma prática de leitura e de interpretação de contos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Amazônia acreanapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This research is outlined by reflections on the relationship between methodological practices of reading and analyzing literary texts within the scope of Youth and Adult Education (EJA), seeking through literary literacy strategies, proposed mainly by Rildo Cosson (2018), ways that make school practices viable for the formation of literary readers in the classrooms of young people and adults who did not complete their studies on time. Regarding the theoretical basis, we were guided by the studies of Arroyo (2005), Barthes (2007), Candido (2006), Eco (2003), Lajolo (1993), Larrosa (2004), Morin (2011), Paulino (2004), Soares (2002), Todorov (2010) and Zilberman (2009). Thus, we seek to answer some questions that guide our research: What is the place of literature in school? What is taught (or not) when teaching literature to young people and adults at EJA? What school literary reading practices can be developed with Youth and Adult Education students? From this, our intention is to contribute to the proximity between Youth and Adult Education students and literature, leading them to fully read the literary text, as we believe that reflections like these encourage awareness of the importance of literature in the school process of these young people and adults, mostly workers who face the challenges of the social reality of exclusion to remain in the classroom. To this end, our research includes, in addition to a brief overview of the trajectory of youth and adult education, discussions that have as their center the teaching of literature and its challenges, especially in the Youth and Adult Education modality, in order to reflect on the approaches to the literary text, observing how these developments that shape the teaching of literature reach the school. Then, through action research carried out with 10 students from the first stage of high school at a school in the city of Rio Branco, in Acre, we traced a methodological path of literary reading of the short stories “Felicidade Clandestina” by Clarice Lispector, and “Despalavrar-se”, by Daniel da Rocha Leite in a high school class in Youth and Adult Education, taking as a theoretical contribution the perspective of literary literacy and the expanded sequence of Cosson (2018).pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação..pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.