Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/504
Título: | Mal estar docente: ser/estar professor, sonho ou pesadelo? |
Autor(es): | Jovino, Judite Lourenço |
Palavras-chave: | Mal estar docente Sonho ou Pesadelo Arqueogenealogia – docência |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | JOVINO, Judite L. Mal estar docente: ser/estar professor, sonho ou pesadelo?. 2015, 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015. |
Resumo: | Este estudo monográfico teve como objetivo mapear identificar e compreender os possíveis pontos de influencia do Mal Estar Docente Ser/Estar Professor Sonho ou Pesadelo? Através de revisão bibliografia e pesquisa de campo. Dentre eles lamentações e inquietações do professorado devido à baixa valorização que a profissão vem sofrendo. O interesse pelo tema surgiu durante o estágio supervisionado I, disciplina encontrada no 5° período de pedagogia no qual me levou a ter contato com equipes docentes. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal que compõe o núcleo urbano de Ariquemes (RO). Foi coletado respostas de 10 docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim, o referencial teórico desta monografia contará com contribuições e reflexões nos conceitos de Mal estar Docente de Nóvoa (1991, 1992a, 1992b, 1995, 2000, 2001); Tardif & Lessard, (2002, 2007, 2013), Aranha (1996). Na arqueogenealogia como ferramenta investigativa, nos conceitos de biopoder e biopolitica encontrada, sobretudo nas obras de Michel Foucault (1985, 2005; 2006; 2007, 1999, 2008, 2013) e outros. Foi uma experiência de grande valia para minha futura prática educacional. A pesquisa demonstrou através das escavações, feitas com as entrevistas, e confirmam-se resultados relevantes que, a prática docente é realizada com muitos desafios diários para os profissionais. Concluo que na contextualidade da profissão existe sim um mal estar docente, que deve ser resolvido de forma coletiva, (Estado e Categoria). |
Descrição: | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia; como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora Prof.ª Me Maria Auxiliadora Máximo. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/504 |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOVINO, Judite L..pdf | Leitura de dados | 509,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.