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dc.contributor.authorLima, Ilza dos Santos-
dc.date.accessioned2024-01-19T18:26:27Z-
dc.date.available2024-01-19T18:26:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Ilza dos Santos. O tempo, a cidade, o rio e o ouro: uma etnografia das vivências garimpeiras no Rio Madeira na cidade de Porto Velho. 2023. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5056-
dc.description.abstractEsta pesquisa é uma contribuição aos estudos sobre a mineração aurífera na Amazônia. A pesquisa se propôs a refletir, por meio de uma etnografia, sobre as vivências garimpeiras no rio Madeira na cidade de Porto Velho - RO. Através das vivências cotidianas no garimpo no rio Madeira, tentei dar voz aos sujeitos sociais, os garimpeiros operadores e seus modos de vida, seus medos, suas táticas e estratégias, o que me possibilitou uma maior compreensão da diversidade das questões pesquisadas. Primeiramente, comecei com a reconstrução da paisagem do garimpo no passado dentro da Amazônia, verificando como era e como funcionava. O referencial teórico utilizado para o desenvolvimento do trabalho partiu de autores que desenvolveram estudos sobre o garimpo na Amazônia. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo por meio de observação participante. O local de estudo foi o garimpo do Simãozinho. O espaço temporal do estudo foi situado do final de 1970 até os dias atuais. Os resultados indicam que o garimpo no rio Madeira sempre esteve em constante transformação, que afeta os sujeitos envolvidos na garimpagem e o seu lugar social. Pois as vivências garimpeiras se mostraram dramáticas. Os garimpeiros convivem com o medo constante e têm a consciência de que a atividade constitui uma forma de resistência de um processo de produção mineral na Amazônia que não encontra mais respaldo na sociedade. Eles se percebem com estigmas sociais e à margem da sociedade. Isso ficou evidente no repertório das vivências narradas, mesmo considerando que os povos da Amazônia vivem dos recursos que ela oferece, apesar do apelo feitos garimpeiros operadores de que a garimpagem é fonte de sobrevivência deles de suas famílias. O garimpo de ouro, atualmente, reclama convenções e reconvenções com os arranjos que os garimpeiros fazem para dele viver, combinando o legal e o ilegal. O fato é que as demandas de ordem ambiental e o processo de exaustão das lavras na Reserva Garimpeira do rio Madeira, faz com que a atividade garimpeira se apresente entrelaçada em todos os aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais, apontando para os discursos simbólicos e antagônicos mediante os quais mostram conflitos e alude campos diversos, em que grupos a favor ou contra a garimpagem no rio Madeira tentam fazer com que prevaleçam seus interesses específicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ilza Lima (ilzasantos2009@gmail.com) on 2024-01-18T21:16:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Ilza.pdf: 2732368 bytes, checksum: a2d7799e780d0a36f3cbfabd6c0386c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-01-19T18:26:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Ilza.pdf: 2732368 bytes, checksum: a2d7799e780d0a36f3cbfabd6c0386c8 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectMineração de ouropt_BR
dc.subjectRio Madeirapt_BR
dc.titleO tempo, a cidade, o rio e o ouro: uma etnografia das vivências garimpeiras no Rio Madeira na cidade de Porto Velhopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This research is a contribution to the studies on gold mining in the Amazon. The research aimed to reflect, through an ethnography, on the gold miners experiences in the Madeira River in the city of Porto Velho - RO. Through the everyday experiences in the garimpo (mining site) on the Madeira River, I attempted to give voice to the social subjects, the gold miners and their ways of life, their fears, their tactics and strategies, which allowed me to gain a better understanding of the diversity of the researched issues. Firstly, I began with the reconstruction of the garimpo landscape in the past within the Amazon, examining how it was and how it functioned. The theoretical framework used for the development of the work relied on authors who conducted studies on garimpo in the Amazon. The methodologies used were bibliographic research and field research through participant observation. The study site was the Simãozinho garimpo. The temporal scope of the study was situated from the late 1970s to the present day. The results indicate that the garimpo on the Madeira River has always been in constant transformation, which affects the individuals involved in gold miners and their social. The mining experiences proved to be dramatic. Garimpeiros live with constant fear and are aware that the activity constitutes a form of resistance to a mineral production process in the Amazon that no longer finds support in society. They perceive themselves with social stigmas and on the margins of society. This was evident in the repertoire of experiences narrated, even considering that the people of the Amazon live off the resources it offers, despite the appeal made by mining operators that mining is their source of survival for their families. Gold mining currently requires conventions and counterclaims with the arrangements that miners make to make a living, combining the legal and the illegal. The fact is that environmental demands and the process of mining exhaustion in the Madeira River Garimpeira Reservation mean that mining activity is intertwined in all social, economic, political and environmental aspects, pointing to symbolic and antagonistic ones through which they show conflicts and allude to different fields, in which groups for or against mining on the Madeira River try to make their specific interests prevail.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História da Amazônia (Dissertações)

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