Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Bruna Najayra Flores Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-01-22T18:20:03Z-
dc.date.available2024-01-22T18:20:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARAÚJO, Bruna Najayra Flores Gonçalves. A tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5057-
dc.description.abstractA tecnologia assistiva desempenha um papel fundamental no contexto educacional inclusivo, proporcionando aos alunos com deficiências ou necessidades especiais ferramentas necessárias para maximizar seu potencial de aprendizado. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar a aplicação da Tecnologia Assistiva no contexto inclusivo. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros, artigos científicos, dissertações e legislações que fazem referência à Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas. Os resultados indicam que, no contexto educacional inclusivo, a tecnologia assistiva pode ser usada para adaptar materiais de aprendizagem, como livros e atividades, para atender às necessidades individuais dos alunos. Além disso, ela também pode ser utilizada para facilitar a comunicação, estimular a mobilidade e acessibilidade, e promover a participação ativa dos alunos em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Araújo (bruna.najayra02@gmail.com) on 2024-01-22T16:20:29Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO COMPLETO.pdf: 567847 bytes, checksum: bb9d8d6a04893eacbe829004ed4dd96b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2024-01-22T18:20:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO COMPLETO.pdf: 567847 bytes, checksum: bb9d8d6a04893eacbe829004ed4dd96b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T18:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO COMPLETO.pdf: 567847 bytes, checksum: bb9d8d6a04893eacbe829004ed4dd96b (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFerramentas educacionaispt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO COMPLETO.pdf554,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.