Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/507
Título: Relação entre a gestão por competências e o processo remuneratório: O caso do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Autor(es): Cavalcante, Márcio José Matias
Palavras-chave: Plano de cargos, carreira e salário
Gestão por Competência
Remuneração
Estudo de caso
Data do documento: 2011
Citação: CAVALCANTE, M. J. M. Relação entre a gestão por competências e o processo remuneratório: O caso do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2011.
Resumo: Este trabalho, por meio de sua investigação, obteve a resposta para o seguinte problema de pesquisa: como está se estruturando o processo da Gestão por Competências após a implantação do atual Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia? Para tanto, objetivou caracterizar a relação do atual PCCS do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia com a implantação da gestão por competências. A gestão por competências dar-se-á da interação da iniciativa e responsabilidade com a inteligência adquirida por meio das práticas vivenciadas nas situações profissionais, o que resulta numa mobilização dos atores para adequarem-se às realidades profissionais que os indivíduos ora enfrentam. Portanto, a gestão por competência é uma obra de longo prazo, uma mutação da escala ao longo do tempo, que requer uma ampla disponibilização de recursos, tanto humanos como organizacionais . Ao se estabelecer uma estratégia de gestão pautada nas competências, há de se definir, também, os procedimentos de mensuração dessas competências, por meio de políticas bem definidas de avaliação de desempenho, permitindo à organização definir com maior assertividade sua estrutura remuneratória. Quanto a questão da remuneração, no século XX a preocupação, primeiro plano, era com o controle dos custos dos salários; em segundo plano, era com a necessidade de proporcionar incentivos financeiros aos colaboradores. Todavia, no século XXI, tais preocupações não podem mais fazer parte da prática das organizações, que objetivam o sucesso em um mercado deveras competitivo. Logo, o processo de recompensa dos empregados deve ser construído a fim de alavancar o desempenho organizacional. Quanto à abordagem, esta pesquisa teve um caráter qualitativo; quanto ao objetivo, exploratório/explicativa. Os procedimentos técnicos de pesquisa que auxiliaram para o alcance do objetivo proposto foram: pesquisa bibliográfica e um estudo de caso do processo de elaboração e implantação do novo plano de cargos, carreiras e salários do Poder Judiciário de Rondônia. A amostra que compôs esta pesquisa foi constituída de duas categorias de respondentes, sendo a primeira, a comissão de elaboração do novo PCCS e, a segunda, os servidores do PJRO. As formas de coleta de dados utilizadas foram: entrevista semiestruturada à primeira categoria e uma tabela likert à segunda. Após coletados, os dados foram organizados em um banco de dados e submetidos a uma triangulação de dados, que permitiu ao pesquisador inferir que a relação entre o atual PCCS e o processo de implantação do processo de gestão por competências apresenta um distanciamento, principalmente pela discrepância entre as percepções da comissão que atuou na elaboração do PCCS e os servidores em geral.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Jorge Luiz Coimbra de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/507
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio J.M. Cavalcante_Relação entre a gestão.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.