Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Yara Nascimento-
dc.date.accessioned2024-02-07T17:05:26Z-
dc.date.available2024-02-07T17:05:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOARES, Yara Nascimento. Atuação do psicólogo escolar na assistência estudantil em uma universidade na região norte brasileira. 2023. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5073-
dc.description.abstractNas últimas décadas, o Ensino Superior brasileiro vem passando por um processo de ampliação de seu acesso, por meio de políticas educacionais destinadas às camadas das populações de baixas condições socioeconômicas, oriundas de escolas públicas e/ou com outras características que as excluíam da possibilidade de ingressar ao Ensino Superior. É diante deste contexto que, nos últimos anos, psicólogos foram inseridos nas equipes multiprofissionais da assistência estudantil das Universidades Federais, sendo considerados profissionais importantes para contribuir com a elaboração e execução de ações, programas e projetos que contemplem a formação integral dos estudantes, a fim de promover a permanência e o sucesso acadêmico. Porém, apesar da importância desses profissionais, diversos estudos mostram que, muitas vezes, eles se encontram perdidos e despreparados, teoricamente e de forma prática, para atuar no contexto da assistência estudantil. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar como se dá a atuação do psicólogo no contexto da Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tendo como objetivos específicos: a) Analisar os documentos norteadores da atuação do psicólogo na Assistência Estudantil da UNIR; b) Identificar subsídios teórico-práticos obtidos durante a formação inicial e continuada para atuar no Ensino Superior e; c) Conhecer as concepções e práticas das psicólogas na Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa orientada pela abordagem qualitativa e, para atender aos objetivos, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira, levantamos documentos que servem como base e orientação para a atuação do psicólogo na assistência estudantil da UNIR, os quais foram analisados à luz dos pressupostos da Psicologia Escolar Crítica, de forma a compreender como é esperado que o psicólogo esteja inserido nesse campo de atuação. Na segunda etapa, realizamos entrevistas semiestruturadas com sete psicólogas que atuam ou que já atuaram no âmbito da assistência ao estudante da UNIR. O material empírico elaborado a partir das entrevistas foi analisado com base nos fundamentos da Psicologia Escolar Crítica, de forma que as ideias principais apreendidas foram agrupadas em eixos compostos por categorias. Os resultados demonstram que, em sua maioria, os documentos requerem o perfil de um psicólogo generalista, orientado principalmente pela Psicologia Clínica e Organizacional. Identificamos que o foco do trabalho das psicólogas ainda está voltado para o atendimento clínico de forma remediativa, embora compreendam que seu papel neste âmbito deve ir além dos atendimentos, de forma a contribuir com atividades que gerem mudanças estruturais na universidade. Desta forma, há iniciativas de ações que envolvam não só os estudantes, mas também os demais atores educacionais e com caráter preventivo. Compreendemos que as profissionais são Psicólogas Escolares, embora não se identifiquem como tais, uma vez estas vêm progressivamente modificando sua forma de atuação e a compreensão que carregam acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e de seu papel, que se coaduna com a atuação de uma Psicóloga Escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Yara Soares (yara.soares@unir.br) on 2024-02-05T16:14:08Z No. of bitstreams: 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA.pdf: 1659045 bytes, checksum: d727da38fe42e4f79fc6d907cdc686c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-02-07T17:05:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA.pdf: 1659045 bytes, checksum: d727da38fe42e4f79fc6d907cdc686c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T17:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA.pdf: 1659045 bytes, checksum: d727da38fe42e4f79fc6d907cdc686c8 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleAtuação do psicólogo escolar na assistência estudantil em uma universidade na região norte brasileirapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2In recent decades, Brazilian higher education has been undergoing a process of broadening its accessibility through educational policies targeting socioeconomically disadvantaged populations, particularly those from public schools and/or with other characteristics that excluded them from the possibility of entering higher education. Within this context, psychologists have been incorporated into the multiprofessional teams of student assistance in Federal Universities in recent years, being considered significant professionals to contribute to the development and implementation of actions, programs, and projects that encompass the comprehensive formation of students, aiming to promote their academic persistence and success. However, despite the importance of these professionals, several studies show that they often find themselves adrift and theoretically and practically unprepared to work in the context of student assistance. In this sense, this research aimed to comprehend and analyze the psychologist's role within the context of the Student Assistance Policy at UNIR, with specific objectives: a) Analyze the guiding documents for the psychologist's role in Student Assistance; b) Identify practical theoretical foundations acquired during initial and ongoing education to operate in higher education; c) Understand the conceptions and practices of psychologists in Student Assistance. This is a qualitative research guided by the Critical School Psychology approach, and to address the objectives, the study was divided into two stages. In the first stage, we gathered documents that serve as a basis and guidance for the psychologist's role in student assistance at UNIR, which were analyzed based on the assumptions of Critical School Psychology to comprehend the expected involvement of psychologists in this field of work. In the second stage, we conducted semi-structured interviews with seven psychologists who have worked and continue to work in student assistance at UNIR. The empirical material derived from the interviews was analyzed based on the foundations of Critical School Psychology, where the main ideas apprehended were grouped into axes composed of categories. The results demonstrate that, for the most part, the documents call for a generalist psychologist profile, primarily guided by Clinical and Organizational Psychology. We identified that the focus of the psychologists' work still revolves around clinical care in a remedial manner, although they understand that their role in this domain should extend beyond consultations, aiming to contribute to activities that generate structural changes in the university. Therefore, there are initiatives for actions involving not only the students but also other educational stakeholders and with a preventive character. We understand that the professionals are School Psychologists, even though they do not identify themselves as such, as they have progressively been altering their way of operating and the understanding they hold regarding PNAES and their role aligns with the practice of a School Psychologist.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA.pdfATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE NA REGIÃO NORTE BRASILEIRA1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.