Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosane Pontes-
dc.date.accessioned2024-02-20T17:46:53Z-
dc.date.available2024-02-20T17:46:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Rosane Pontes. Representação, polifonia, subalternidade no romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. 2023. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5086-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o romance Torto arado (2019), escrito pelo brasileiro Itamar Vieira Junior, a fim de destacar as funções exercidas pelas três narradoras da obra, problematizando questões em torno da representação, da subalternidade e da polifonia. Nossa abordagem analítica está pautada, em especial, pela perspectiva temática dos Estudos Culturais, tendo como foco os estudos da subalternidadesobos pontos de vista de Hall, Mignolo, Rodriguez, Spivak, entre outros autores, buscando compreender o nível de consciência ou como sujeito subalternizado está representado pelas vozes delineadas no romance. Assim, valemo-nos de análises intertextuais, partindo do pressuposto de que, por mais que o romance concentre em si questões sociais, a obra literária é um mundo. Por fim, nossa perspectiva metodológica está vinculada às das correntes críticas, em especial, à da crítica imanente e à sociocrítica, destacando, sobretudo,o conceito de polifonia de Bakhtin, em vista de compreendero desenrolar narrativo por meio das configurações emitidas pelas três vozes presentes no discurso do livro em tela, bem como pelas questões do dialogismo, da inconclusão e da carnavalização, aspectos pertinentes à polifonia baktiniana. Espera-se com esta pesquisa demonstrar as concepções subalternas presentes no objeto de estudo, bem como o fluxo de consciência por meio do coral de vozes que regem o universo narrativo, no qual as personagens identificam seu status social e passam a atuar ativamente para modificá-lo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosane Silva (rosanep.claretiano@gmail.com) on 2024-02-20T16:43:36Z No. of bitstreams: 1 Versao final Dissertacao - Rosane Pontes Silva.pdf: 1604921 bytes, checksum: 728cae8ba82f1254a93fbff55db8902f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-02-20T17:46:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versao final Dissertacao - Rosane Pontes Silva.pdf: 1604921 bytes, checksum: 728cae8ba82f1254a93fbff55db8902f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T17:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versao final Dissertacao - Rosane Pontes Silva.pdf: 1604921 bytes, checksum: 728cae8ba82f1254a93fbff55db8902f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTorto aradopt_BR
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectPolifoniapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleRepresentação, polifonia, subalternidade no romance Torto arado (2019), de Itamar Vieira Juniorpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This paper aims to analyze the novel Torto arado (Crooked Plow, 2019), by Brazilian author Itamar Vieira Junior, in order to highlight the functions performed by the three narrators within the novel, bringing into the discussion issues related to representation, subalternity and polyphony. Our analytical approach is guided, in particular, by the thematic perspective of Cultural Studies, focusing on studies of subalternity from the point of view of Hall, Mignolo, Rodriguez, Spivak, among other authors; seeking to understand the level of consciousness or as a subaltern subject is represented by the voices outlined in the novel. Thus, we make use of inter-textual analyses, always starting from the assumption that the literary work is a world within itself. Finally, our methodological perspective is linked to the critical currents, in particular, to immanent criticism and socio-criticism, highlighting, above all, Bakhtin's concept of polyphony, in order to understand the narrative unfolding through the configurations emitted by the three voices present in the speech of the book on screen, as well as issues of dialogism, inconclusiveness and carnivalization, aspects pertinent to Baktinian polyphony. This research is expected to demonstrate the subaltern conceptions present in the object of study, as well as the stream of consciousness through the choir of voices that govern the narrative’s universe, in which the characters identify their social status and start to act actively to modify it.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versao final Dissertacao - Rosane Pontes Silva.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.