Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/509
Título: Disclosure Informacional: Aplicação em uma universidade pública federal.
Autor(es): Araújo, Ercília Souza
Palavras-chave: Disclosure
Gestão Pública
Universidade Pública Federal
Atributos
Indicador
Data do documento: 2013
Citação: ARAÚJO, E. S. Disclosure Informacional: Aplicação em uma universidade pública federal. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: O disclosure se caracteriza como a faculdade de informar ou evidenciar os atos e os resultados da organização. O mesmo não deve se limitar a exigências legais, no caso das organizações públicas, devendo contemplar fatores que norteiam a ação organizacional, em especial ao produto de estratégias e políticas públicas. O propósito da pesquisa foi identificar o nível de disclosure informacional na Universidade Federal de Rondônia considerando também a perspectiva dos seus principais gestores de indicadores estratégicos e operacionais. Para o êxito do estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada e abordagem quantitativa, onde utilizou procedimentos bibliográficos e levantamento para atingimento dos objetivos de cunho descritivos. A proposta foi desenvolvida numa primeira etapa construindo um arcabouço teórico sobre disclosure no governo estatal com base na literatura e com base em documentos e normativos institucionais. Em segunda etapa, foi desenvolvida uma matriz de indicadores estratégicos e operacionais, que serviu de suporte para a coleta e para a compreensão do resultado da Universidade Federal de Rondônia e de outras Instituições Federais de Ensino Superior. A terceira etapa culminou em conhecer e medir os atributos qualitativos de cada informação produzida, bem como coletar a opinião dos gestores de alguns níveis gerenciais na Universidade Federal de Rondônia sobre a importância da informação evidenciada. Os achados da pesquisa refletem uma realidade inquietante quanto à envoltura de gestores frente à importância dos indicadores, bem como pela natureza qualitativa das informações evidenciadas.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/509
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ercília S. Araújo_Disclosure informacional.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.