Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZEED, Gracineide Andrade-
dc.contributor.authorALVES, Pricila Andrade Zeed-
dc.date.accessioned2024-02-26T14:06:43Z-
dc.date.available2024-02-26T14:06:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationZEED,Gracineide Andrade; ALVES,Pricila Andrade Zeed. Alfabetização e letramento: propostas metodológicas para o ensino da leitura e escrita.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5101-
dc.description.abstractA educação enquanto componente para o processo de formação humana constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento do ser humano no mundo. De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PENAIC) fica assegurado o compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios a garantia que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Torna-se indispensável à importância de que, ao final dessa etapa do ensino regular os alunos sejam capazes de ler, escrever e comunicar-se de maneira adequada para sua idade. Entende-se que para alcançar esses objetivos, a educação escolar precisa ser potencializada pelos professores, através de metodologias e habilidades que sejam capazes de proporcionar aos alunos a apropriação desse conhecimento durante etapa do ensino fundamental I, para que mais adiante, estes não apresentem dificuldades que poderiam ter sido sanadas no processo de alfabetização. A base teórica para o desenvolvimento do artigo esta ancorada em matrizes relacionadas à temática proposta, como Soares (2003), Lener (2002), Ferreiro e Teberosky (1985) Freire (1985-2009), Piaget (1990), e outros. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória quanto ao objetivo, e bibliográfica como procedimento para obtenção de dados. As leituras contribuintes para essa pesquisa foram coletadas em livros, artigos, monografias, dissertações científicas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Constituição Federal (1988), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PENAIC) e portais de universidades brasileiras. Os resultados mostram que a alfabetização e letramento são indissociáveis e necessárias para o desenvolvimento do senso crítico e social da humanidade e que os métodos didáticos aplicados em sala de aula funcionam como ferramenta facilitadores da aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2024-02-26T13:19:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_Gracineide_e_Pricila_vedado.pdf: 1103093 bytes, checksum: c57f2561c5054bcd938b12fecec562d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2024-02-26T14:06:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Gracineide_e_Pricila_vedado.pdf: 1103093 bytes, checksum: c57f2561c5054bcd938b12fecec562d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T14:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Gracineide_e_Pricila_vedado.pdf: 1103093 bytes, checksum: c57f2561c5054bcd938b12fecec562d3 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento: propostas metodológicas para o ensino da leitura e escritapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gracineide_e_Pricila_vedado.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.