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dc.contributor.authorSouza, Cézar Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-02-27T14:21:37Z-
dc.date.available2024-02-27T14:21:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Cézar Oliveira de. Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES): análise das diretrizes da dimensão de infraestrutura de transporte. 2024. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5102-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou como objetivo analisar as concepções que fundamentam as políticas públicas aplicadas em Rondônia, identificando as ações e o diagnóstico elaborado para o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES-RO), que se propõe um planejamento da logística de transporte para o Estado e suas necessidades específicas do desenvolvimento de Rondônia. Foram propostos projetos e ações como: Projeto de Desenvolvimento da Logística de transporte para o Estado de Rondônia abordando o Plano Estratégico, o Plano Diretor Rodoviário, o Plano Diretor Aeroviário e o Plano Diretor Hidroviário. A partir da análise foram identificados os processos e os discursos desenvolvimentistas, da mercantilização da natureza, preservacionista e socioambiental e as ações imediatas de Infraestrutura Aeroportuária, Ferroviária, Portuária, Navegação e Hidrovia, Malha Rodoviária Federal, Estadual e Vicinal/Municipal que demonstra diferentes conjunturas políticas, e também, um lógica integrada, sendo contempladas as interligações essenciais aos processos logísticos locais de transporte de pessoas e produtos, sem que as dinâmicas produtivas locais (como, por exemplo, agricultura familiar, leite e piscicultura), assim como o atendimento aos serviços públicos essenciais à toda população sejam estrangulados. Buscou-se então descrever qual é a percepção dos atores envolvidos com transporte em Rondônia sobre a dimensão de infraestrutura de transportes do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES) e seus desdobramentos para as ações de curto, médio e longo prazos e quais ações estão sendo tomadas, por meio de um questionário de forma avaliar o resultado, as deficiências e o caminho a ser seguido para conclusão do programa proposto. O que foi demonstrado, quão é importante destacar que esta dissertação faz parte de uma agenda de pesquisa voltada à compreensão das opiniões dos colaboradores acerca de temas relevantes para a administração pública. Este trabalho serviu de subsídio para a aplicação de um levantamento da Burocracia Pública e que apontou falta de respaldo institucional para o exercício de atividades de maior responsabilidade. Nesse sentido, é possível que a atuação de servidores da área de infraestrutura do governo esteja sendo limitada em virtude do receio de que suas instituições não os apoiem adequadamente em problemas jurídicos ou administrativos associados ao exercício de suas funções. Os ganhos potenciais de produtividade advindos do maior conhecimento sobre as opiniões dos servidores do Estado de Rondônia justificam o esforço dessa iniciativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cézar de Souza (cezaros@gmail.com) on 2024-02-26T15:18:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertao_Cézar_Oliveira_de_Souza_com_ficha catalográfica.pdf: 1940823 bytes, checksum: a62c38a2fedabb7b080482fae1b5bff1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-02-27T14:21:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertao_Cézar_Oliveira_de_Souza_com_ficha catalográfica.pdf: 1940823 bytes, checksum: a62c38a2fedabb7b080482fae1b5bff1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T14:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertao_Cézar_Oliveira_de_Souza_com_ficha catalográfica.pdf: 1940823 bytes, checksum: a62c38a2fedabb7b080482fae1b5bff1 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.titlePlano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES): análise das diretrizes da dimensão de infraestrutura de transportept_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The aim of this research was to analyze the concepts that underpin the public policies applied in Rondônia, identifying the actions and the diagnosis drawn up for the Rondônia Sustainable State Development Plan (PDES-RO), which proposes transport logistics planning for the state and its specific development needs. Projects and actions were proposed, such as: the Transport Logistics Development Project for the State of Rondônia, covering the Strategic Plan, the Road Master Plan, the Aviation Master Plan and the Waterway Master Plan. The analysis identified the processes and discourses of development, the commodification of nature, preservationist and socio-environmentalism and the immediate actions of airport infrastructure, railways, ports, navigation and waterways, federal, state and provincial/municipal road networks that demonstrate different political conjunctures, and also, an integrated logic, contemplating the essential interconnections for local logistical processes for the transportation of people and products, without the local productive dynamics (such as family farming, milk and fish farming), as well as the provision of essential public services to the entire population, being strangled. The aim was to describe the perception of the players involved in transport in Rondônia about the transport infrastructure dimension of the Rondônia Sustainable State Development Plan (PDES) and its implications for short, medium, and long-term actions and what actions are being taken, using a questionnaire to assess the results, the shortcomings and the path to be followed to complete the proposed program. As has been shown, it is important to emphasize that this dissertation is part of a research agenda aimed at understanding the opinions of employees on issues relevant to public administration. This work served as a subsidy for a survey of the public bureaucracy, which pointed to a lack of institutional support for carrying out activities of greater responsibility. In this sense, it is possible that the work of government infrastructure officials is being limited due to the fear that their institutions will not adequately support them in legal or administrative problems associated with the exercise of their functions. The potential gains in productivity resulting from greater knowledge of the opinions of civil servants in the state of Rondônia justify this initiative.pt_BR
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