Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Ludenir Gomes Movi de | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Naídes de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-28T18:28:31Z | - |
dc.date.available | 2024-03-28T18:28:31Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ludenir Gomes Movi de, ALMEIDA, Naídes de Lima. Escrita alfabético-ortográfica: desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental.2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5163 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a escrita alfabético-ortográfica, discorrendo sobre os desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: de que forma o professor pode lidar com os principais desafios pedagógicos no tocante ao ensino da ortografia? Diante de tal problemática, estabelece-se como objetivo geral: entender os principais aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do sistema ortográfico-alfabético. Este objetivo geral, será atingido mediante objetivos específicos, a saber: a) estabelecer relação entre alfabetização e a apropriação do sistema ortográfico-alfabético; b) sistematizar as principais dificuldades ortográficas que desafiam o processo de ensino-aprendizagem; e c) conhecer uma proposta metodológica e pedagógica para trabalhar com as diferentes questões ortográficas. O estudo do tema é relevante, uma vez que a ortografia é um elemento que deve ser contemplado por quem escreve, pois faz parte da norma-padrão estabelecida na sociedade – o que exige do professor compreensão do respectivo processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da utilização dos seguintes autores: Brasil (2017, 2001), Soares (2016, 2012), Morais (2000), Savage (2015) e outros. Como resultado, fica evidenciado que o professor precisa compreender a natureza arbitrária da escrita, considerando que o sistema ortográfico-alfabético da língua portuguesa envolve regularidades e irregularidades, o que exige do aluno muito mais do que memorização, e sim compreensão da forma convencional pela qual as palavras são escritas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2024-03-27T19:36:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf: 997022 bytes, checksum: a229e705232121b072da020d4027f158 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2024-03-28T18:28:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf: 997022 bytes, checksum: a229e705232121b072da020d4027f158 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-28T18:28:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf: 997022 bytes, checksum: a229e705232121b072da020d4027f158 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Sistema alfabético-ortográfico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ortografia | pt_BR |
dc.title | Escrita alfabético-ortográfica: desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf | 973,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.