Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Ludenir Gomes Movi de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Naídes de Lima-
dc.date.accessioned2024-03-28T18:28:31Z-
dc.date.available2024-03-28T18:28:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Ludenir Gomes Movi de, ALMEIDA, Naídes de Lima. Escrita alfabético-ortográfica: desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental.2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5163-
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a escrita alfabético-ortográfica, discorrendo sobre os desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: de que forma o professor pode lidar com os principais desafios pedagógicos no tocante ao ensino da ortografia? Diante de tal problemática, estabelece-se como objetivo geral: entender os principais aspectos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do sistema ortográfico-alfabético. Este objetivo geral, será atingido mediante objetivos específicos, a saber: a) estabelecer relação entre alfabetização e a apropriação do sistema ortográfico-alfabético; b) sistematizar as principais dificuldades ortográficas que desafiam o processo de ensino-aprendizagem; e c) conhecer uma proposta metodológica e pedagógica para trabalhar com as diferentes questões ortográficas. O estudo do tema é relevante, uma vez que a ortografia é um elemento que deve ser contemplado por quem escreve, pois faz parte da norma-padrão estabelecida na sociedade – o que exige do professor compreensão do respectivo processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da utilização dos seguintes autores: Brasil (2017, 2001), Soares (2016, 2012), Morais (2000), Savage (2015) e outros. Como resultado, fica evidenciado que o professor precisa compreender a natureza arbitrária da escrita, considerando que o sistema ortográfico-alfabético da língua portuguesa envolve regularidades e irregularidades, o que exige do aluno muito mais do que memorização, e sim compreensão da forma convencional pela qual as palavras são escritas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2024-03-27T19:36:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf: 997022 bytes, checksum: a229e705232121b072da020d4027f158 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2024-03-28T18:28:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf: 997022 bytes, checksum: a229e705232121b072da020d4027f158 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-28T18:28:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf: 997022 bytes, checksum: a229e705232121b072da020d4027f158 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSistema alfabético-ortográficopt_BR
dc.subjectEnsino de ortografiapt_BR
dc.titleEscrita alfabético-ortográfica: desafios pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ARTIGO LUDENIR E NÁIDES_VERSÃO FINAL_RI UNIR.pdf973,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.