Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLacerda, Shirley Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-04-01T17:40:48Z-
dc.date.available2024-04-01T17:40:48Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLACERDA. Shirley Ribeiro de. O estado da arte da competência em informação no âmbito da biblioteca escolar na Brapci. 2024. 59 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5177-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo estabelecer o estado da arte das pesquisas sobre competência em informação no âmbito da biblioteca escolar. Mas especificamente, o trabalho objetivou em caracterizar o ambiente da biblioteca escolar, indicando sua centralidade na promoção da competência em informação; levantar e analisar as pesquisas sobre competência em informação aplicada à biblioteca escolar e estabelecer as categorias de análise e sintetizar a literatura sobre a competência em informação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de materiais já publicados, é exploratória e de abordagem qualitativa, configura-se como básica é de método dedutivo. Os dados foram obtidos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os resultados evidenciaram na categoria sobre programas, que o ponto convergente é a necessidade de integração entre bibliotecários e professores, para que os projetos possam ser realizados e ter sucesso. Sobre o papel do bibliotecário, a capacitação em tecnologia, formação e atuação pedagógica, a mediação no uso da informação e da tecnologia e a competência midiática ou Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) são as funções mais destacadas. Nas ações de CoInfo, encontramos os principais objetivos para o público usuário, a saber: o incentivo da leitura; a formação do público infantil na CoInfo; mediação da pesquisa orientada; aprendizado ao longo da vida; formação de usuários em tecnologias; educação de qualidade; democratização da informação; combate à desinformação. Em conclusão, foi evidenciada a importância do processo da competência em informação no ambiente da escola. O estudo trouxe uma contribuição para direcionar a atuação do bibliotecário escolar nesse novo paradigma informacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirley Lacerda (shirlleyro59@gmail.com) on 2024-03-29T15:51:26Z No. of bitstreams: 1 TCC SHIRLEY LACERDA.pdf: 951152 bytes, checksum: cde05359b6eab7e9c33bcff3e9d08232 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-04-01T17:40:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC SHIRLEY LACERDA.pdf: 951152 bytes, checksum: cde05359b6eab7e9c33bcff3e9d08232 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-01T17:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC SHIRLEY LACERDA.pdf: 951152 bytes, checksum: cde05359b6eab7e9c33bcff3e9d08232 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Comunicaçãopt_BR
dc.titleO estado da arte da competência em informação no âmbito da biblioteca escolar na Brapcipt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This work aimed to establish the state of the art of research on information literacy within the school library. More specifically, the work aimed to characterize the school library environment, indicating its centrality in promoting information literacy; raise and analyze research on information literacy applied to the school library and establish the categories of analysis and synthesize the literature on information literacy. This is a bibliographical research of already published materials, it is exploratory and has a qualitative approach, it is configured as basic and has a deductive method. The data were obtained from the Reference Database of Journal Articles in Information Science (Brapci). The results showed in the programs category that the convergent point is the need for integration between librarians and teachers, so that projects can be carried out and be successful. Regarding the role of the librarian, training in technology, training and pedagogical performance, mediation in the use of information and technology and media competence or Media and Information Literacy (MIL) are the most prominent functions. In InfoLit actions, we find the main objectives for the user public, namely: encouraging reading; training children at InfoLit; mediation of guided research; lifelong learning; user training in technologies; quality education; democratization of information; combating disinformation. In conclusion, the importance of the information literacy process in the school environment was highlighted. The study made a contribution to directing the work of the school librarian in this new informational paradigm.pt_BR
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SHIRLEY LACERDA.pdf928,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.