Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/51
Título: O empreendedorismo e a agroindústria na gestão da atividade agropecuária
Autor(es): Parteli, Laís de Fátima
Palavras-chave: Empreendedorismo
Agroindústria familiar
Gestão agropecuária
Data do documento: 18-Fev-2014
Resumo: A gestão da atividade agropecuária possui grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar, considerando os aspectos de planejamento, produção, controle e comercialização, assim como o empreendedorismo possui características de inovação para a atividade agroindustrial. O presente artigo tem por objetivo estudar a contribuição das estratégias empreendedoras utilizadas pelos agricultores no desenvolvimento das agroindústrias familiares. Foram abordados neste estudo fatores sociais, econômicos, tecnológicos e mercadológicos que influenciam na gestão da agroindústria rural. Para realização deste estudo foi utilizada a pesquisa de campo para coleta de dados nas 18 agroindústrias familiares que possuem registro de inspeção federal, estadual ou municipal no município de Cacoal, Rondônia, tendo como abordagem da pesquisa a qualitativa. Desta forma, foi possível identificar as estratégias empreendedoras utilizadas pelos agricultores na gestão da agroindústria, e identificar a contribuição do marketing, da cooperação, da inovação tecnológica e do controle na atividade produtiva dos agricultores familiares. O estudo mostrou também, que embora os desafios da produção e da comercialização são fatores que dificultam a produção agroindustrial familiar, o empreendedorismo vem se mostrando importante no desenvolvimento da atividade, proporcionando ao agricultor novas oportunidades de trabalho e renda.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação do Professor Me. Charles Carminati de Lima. Cacoal - RO 2014
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/51
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - versão final.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador