Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/52
Título: Responsabilidade socioambiental em empreendimento de turismo: um estudo de caso na empresa Cacoal Selva Park
Autor(es): Vasconcelos, Dakotta Thawany Pontili
Palavras-chave: Degradação ambiental
Responsabilidade socioambiental empresarial
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: Com a degradação ambiental ocorrida a nível mundial, surge no século XX a responsabilidade socioambiental empresarial, considerada como forma das organizações oferecerem a sociedade que pertencem uma contribuição no seu período de atuação, a fim de minimizar os impactos ambientais e sociais gerados. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as ações de responsabilidade socioambientais implementadas pela empresa Cacoal Selva Park Hotel, no sentido de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável no setor turístico de Cacoal/RO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como técnica de pesquisa o estudo de caso, classificada como exploratória e descritiva. Foi adotada a entrevista com o roteiro semiestruturado e com visitas in loco. A coleta de dados ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro de 2013, com os proprietários da empresa. Os resultados indicaram que a empresa Cacoal Selva Park Hotel, está desenvolvendo ações de responsabilidade socioambiental. A empresa possui práticas que visam à redução do consumo da água e energia, sendo extremamente relevantes, principalmente quando se leva em consideração a escassez dos recursos naturais no mundo todo. A empresa é considerada de suma importância para o desenvolvimento do Município de Cacoal/RO, pois além de ser geradora de vários empregos diretos e indiretos, atrai turistas não somente da região com também de todo o Brasil, contribuindo assim, fortemente para a economia e imagem do município e região. Conclui-se que a pesquisa atendeu ao objetivo proposto, pois foi possível contextualizar o ambiente de atuação da empresa, identificado as ações de responsabilidade socioambiental implementadas, e as dificuldades existentes na implantação de tal ações.
Descrição: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação da Profª Drª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/52
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf860,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador