Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSouza, Queila Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-04-10T18:39:40Z-
dc.date.available2024-04-10T18:39:40Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Queila Rodrigues de. Plano de aula baseado no desenho universal para a aprendizagem: um foco na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5210-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o plano de aula baseado no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A relevância desta pesquisa reside na necessidade de promover a igualdade de oportunidades e o acesso ao ensino de qualidade para todos os estudantes, incluindo aqueles com TEA, na busca por uma educação inclusiva. A pesquisa parte do seguinte problema de p esquisa: D e que maneira o plano de aula baseado no Desenho Universal para a aprendizagem pode contribuir no processo de inclusão de aluno com Transtorno do Espectro Autista? Para tanto, tem como objetivo central avaliar os aspectos do plano de aula subsidiado pelo DUA direcionado ao processo do aluno com TEA. Utiliza como método a pesquisa de desenvolvimento, tendo como participante uma docenteda educaçãoinfantil de uma escola municipal de Ariquemes / RO. Como instrumentos de coleta de dados, foram empregados: observação, entrevistas e planos de aulas interpretados a partir da análise de conteúdo. Como principais resultados e discussão, verifica-se que o DUA é uma abordagem curricular que auxilia na análise, bem como, na elaboração de planos de aula na perspectiva inclusiva. Verificou-se que, mesmo não conhecendo o DUA, a docente participante quando agregou em sua aula múltiplas formas de apresentação do conteúdo, diferentes formas de expressão da aprendizagem e possibilitou estratégias de participação favoreceu a i nclusão do aluno com TEA sua inclusão durante as aulas. Percebe-se que a abordagem do DUA auxiliou a analisar e a desenvolver um plano de aula com o uso de estratégias inclusivas em sala de aula a partir do reconhecimento das necessidades de aprendizagem do aluno com TEA. Espera-se que este estudo ofereça uma contribuição ao campo da educação inclusiva, destacando a importância do DUA como uma ferramenta eficaz para promover a inclusão de alunos com TEA na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-10T18:39:09Z No. of bitstreams: 1 Souza, Rodrigues.pdf: 904587 bytes, checksum: c9ad2809e50257576a38aeaed4679c50 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-10T18:39:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Souza, Rodrigues.pdf: 904587 bytes, checksum: c9ad2809e50257576a38aeaed4679c50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-10T18:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza, Rodrigues.pdf: 904587 bytes, checksum: c9ad2809e50257576a38aeaed4679c50 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
dc.titlePlano de aula baseado no desenho universal para a aprendizagem: um foco na inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The theme of this work is a lesson plan based on Universal Design for Learning (UDL) in the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The relevance of this research lies in the need to promote equal opportunities and access to quality education for all students, including those with ASD, in the quest for inclusive education. The research is based on the following research problem: How can a lesson plan based on Universal Design for Learning contribute to the inclusion process of a student with Autism Spectrum Disorder? To this end, its central objective is to evaluate the aspects of the lesson plan subsidized by UDL aimed at the process of the student with ASD. It uses development research as its method, with a kindergarten teacher from a municipal school in Ariquemes / RO as a participant. The data collection instruments used were observation, interviews and lesson plans interpreted using content analysis. The main results and discussion show that DUA is a curricular approach that helps in the analysis and preparation of lesson plans from an inclusive perspective. It was found that, even though she was not familiar with DUA, when the participating teacher added multiple ways of presenting the content, different ways of expressing learning and enabled participation strategies to her classes, she favored the inclusion of the student with ASD. It can be seen that the DUA approach helped to analyze and develop a lesson plan using inclusive strategies in the classroom based on recognition of the learning needs of the student with ASD. It is hoped that this study will make a contribution to the field of inclusive education, highlighting the importance of DUA as an effective tool for promoting the inclusion of students with ASD in school.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Souza, Rodrigues.pdfArquivo principal883,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.