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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorFerreira, Natália Uchôa Almeida-
dc.date.accessioned2024-04-11T20:21:45Z-
dc.date.available2024-04-11T20:21:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, Natália Uchôa Almeida. Jogos Digitais na Educação Infantil: Uma sequência didática para alunos da escola municipal Guadalupe (Porto Velho - RO). 2024. 31 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5213-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação do Prof. Dr. Guilherme MendesTomaz dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractA implementação de jogos digitais na Educação Infantil tem se destacado como uma estratégia pedagógica eficaz, promovendo o engajamento e a aprendizagem significativa das crianças (Zabala, 1998). Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as repercussões no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da educação infantil na Escola Municipal a partir de uma sequência didática sobre a utilização de jogos digitais por meio do jogo da memória. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Elaborar uma sequência didática sobre jogos digitais para estudantes da educação infantil; b) Aplicar a sequência didática sobre jogos digitais para estudantes da educação infantil da Escola Municipal Guadalupe, localizada na Zona Norte de Porto Velho e; c) Analisar as repercussões da aplicação da sequência didática sobre a utilização de jogos digitais. Para isso, a atividade foi desenvolvida durante o mês de março de 2024. Os jogos digitais foram inseridos como parte de um processo pedagógico estruturado, alinhado aos objetivos de aprendizagem estabelecidos para os alunos da Educação Infantil. Isso implica na seleção criteriosa dos jogos, levando em consideração não apenas a adequação ao conteúdo curricular, mas também a capacidade de estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas. A experiência de aplicar uma sequência didática com jogos digitais na Educação Infantil na Escola Municipal Guadalupe revelou a importância da integração das tecnologias na prática pedagógica, evidenciando os benefícios para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, bem como para a promoção de um ambiente educacional mais dinâmico, inclusivo e motivador.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Natália Ferreira (nataliaulchoafer@gmail.com) on 2024-04-11T11:50:18Z No. of bitstreams: 1 TCC_Natalia_finalizado_assinado FINAL.pdf: 747449 bytes, checksum: 05c07a5c24597629d11d760cfde8aa45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-11T20:21:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Natalia_finalizado_assinado FINAL.pdf: 747449 bytes, checksum: 05c07a5c24597629d11d760cfde8aa45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T20:21:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Natalia_finalizado_assinado FINAL.pdf: 747449 bytes, checksum: 05c07a5c24597629d11d760cfde8aa45 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Ensino-aprendizagem. Tecnologia Educacional. Jogos Digitais. Sequência didática.pt_BR
dc.titleJogos Digitais na Educação Infantil: Uma sequência didática para alunos da escola municipal Guadalupe (Porto Velho - RO)pt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The implementation of digital games in Early Childhood Education has stood out as an effective pedagogical strategy, promoting children's engagement and meaningful learning (Zabala, 1998). Therefore, the general objective of this research was to analyze the repercussions on the teaching-learning process of early childhood education students at the Municipal School based on a didactic sequence on the use of digital games through memory games. To achieve this objective, the following specific objectives were defined: a) Develop a teaching sequence on digital games for early childhood education students; b) Apply the didactic sequence on digital games to early childhood education students at the Guadalupe Municipal School, located in the North Zone of Porto Velho and; c) analyze the repercussions of applying the didactic sequence on the use of digital games. To achieve this, the activity was developed during the month of March 2024. The digital games were inserted as part of a structured pedagogical process, aligned with the learning objectives established for Early Childhood Education students. This implies the careful selection of games, considering not only their suitability for the curricular content, but also their ability to stimulate logical reasoning, creativity, collaboration and problem solving. The experience of applying a didactic sequence with digital games in Early Childhood Education at the Guadalupe Municipal School revealed the importance of integrating technologies into pedagogical practice, highlighting the benefits for children's cognitive, social and emotional development, as well as promoting an environment more dynamic, inclusive and motivating education.pt_BR
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