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dc.contributor.authorSouza, Danielly dos Santos de-
dc.date.accessioned2024-04-15T23:39:15Z-
dc.date.available2024-04-15T23:39:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUZA, Danielly dos Santos de. Políticas públicas educacionais pós- pandemia para alfabetização: uma análise do compromisso nacional da criança alfabetizada. 2024. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5225-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema as políticas públicas educacionais pós-pandemia para alfabetização. A questão principal da investigação é: Quais Políticas públicas educacionais foram criadas pós-pandemia para a alfabetização? Essa questão é relevante, pois as políticas públicas são instrumentos para assegurar direitos dos cidadãos, dentre eles a educação. Para tanto, define-se como objetivo geral: analisar políticas públicas educacionais que foram criadas após a pandemia do Covid-19 para o campo da alfabetização. Como método adota a análise documental e tem como fonte de busca o site do Ministério da Educação (MEC) com foco nas Áreas de Atuação, Educação Básica, Políticas, Programas e Ações. Dentre os principais resultados e discussão tem-se que: i) a alfabetização é uma área prioritária na formação educacional do cidadão na educação básica; ii) as lacunas evidenciadas no período de alfabetização ainda são avaliadas e foi identificado uma política que estabelece um programa direcionado à alfabetização no cenário pós-pandemia; iii) o documento Decreto n° 11.079/22 que cria a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, indicando o desenvolvimento do Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, que tem como proposta adesão voluntária dos entes federados organizado em cinco eixos: Governança e Gestão; Formação; Infraestrutura; Avaliação e Boas Práticas. A partir da análise documental, identificou-se que há carência de estratégias de contingência e combate aos impactos do Covid-19 na educação no que tange a políticas públicas que deem conta de uma alfabetização funcional que correspondam ao tamanho do impacto que essa área sofreu.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by DANIELLY SOUZA (danigeovana17@gmail.com) on 2024-04-15T22:25:30Z No. of bitstreams: 1 TCC - DANIELLY SOUZA 2024 versão final.pdf: 989364 bytes, checksum: 153691aef751e63dd1e0dc8dfeb6419c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-15T23:39:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - DANIELLY SOUZA 2024 versão final.pdf: 989364 bytes, checksum: 153691aef751e63dd1e0dc8dfeb6419c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T23:39:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - DANIELLY SOUZA 2024 versão final.pdf: 989364 bytes, checksum: 153691aef751e63dd1e0dc8dfeb6419c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPós-Pandemiapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titlePolíticas públicas educacionais pós- pandemia para alfabetização: uma análise do compromisso nacional da criança alfabetizada.pt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The theme of this work is post-pandemic public education policies for literacy. The main research question is: What educational public policies have been created postpandemic for literacy? This question is relevant because public policies are instruments for ensuring citizens' rights, including education. To this end, the general objective is to analyze public educational policies that were created after the Covid-19 pandemic for the field of literacy. The method adopted is documentary analysis, with the Ministry of Education (MEC) website as the search source, focusing on the Areas of Activity, Basic Education, Policies, Programs and Actions. Among the main results and discussion is that: i) literacy is a priority area in the educational formation of citizens in basic education; ii) the gaps evidenced in the literacy period are still being evaluated and a policy was identified that establishes a program aimed at literacy in the postpandemic scenario; iii) the document Decree No. 11.079/22 which creates the National Policy for Learning Recovery in Basic Education, indicating the development of the "Criança Alfabetizada" (Literate Child) National Commitment Program, which proposes voluntary adherence by the federated entities, organized into five axes: Governance and Management; Training; Infrastructure; Evaluation and Good Practices. From the documentary analysis, it was identified that there is a lack of contingency strategies to combat the impacts of Covid-19 on education, in terms of public policies that address functional literacy that correspond to the size of the impact that this area has suffered.pt_BR
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