Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorLima, Elen-
dc.date.accessioned2024-04-16T19:16:58Z-
dc.date.available2024-04-16T19:16:58Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Elen. Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde e prática pedagógica de professores da educação infantil. 2024. 39 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5236-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Prof. Dr. Fernando Sérgio Silva Barbosapt_BR
dc.description.abstractA COVID-19 é uma doença infecciosa causada por uma família de vírus denominada coronavírus. Nesse sentido, na presente pesquisa a pergunta descrita foi: quais os impactos gerados pela pandemia de COVID-19 na prática pedagógica de professores de Educação Infantil no Brasil? Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral produzir uma revisão integrativa a respeito das práticas pedagógicas de professores da educação infantil durante a pandemia estabelecendo comparações com este mesmo público da pesquisa realizada no último ciclo do PIBIC (2021/2022) em Ariquemes com a população local de professores dessa mesma etapa. O trabalho foi pautado a partir de uma revisão integrativa nas respectivas bases de dados, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando critérios de inclusão e exclusão. Com base nisso, os resultados encontrados demostraram que as alterações no trabalho docente e o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19 tiveram efeitos prejudiciais na saúde e prática pedagógica dos professores de forma direta, trazendo problemas nas suas rotinas e em sua saúde mental e física, afetando tudo o que o docente necessita para exercer as suas práticas educacionais, ou seja, alterou completamente a trajetória do sistema educacional, pois o impacto deste período pandêmico afetou todos os responsáveis envolvidos na oferta da educação, além é claro de também os alunos de todas as etapas da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elen Lima (elen27699@gmail.com) on 2024-04-16T13:30:50Z No. of bitstreams: 1 TCC Elen repositório.pdf: 834878 bytes, checksum: 87a12689a25da392f37f653a518d5d2c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-16T19:16:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Elen repositório.pdf: 834878 bytes, checksum: 87a12689a25da392f37f653a518d5d2c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-16T19:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Elen repositório.pdf: 834878 bytes, checksum: 87a12689a25da392f37f653a518d5d2c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPandemia.pt_BR
dc.subjectCOVID-19.pt_BR
dc.subjectProfessores.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica.pt_BR
dc.titleImpacto da pandemia de COVID-19 na saúde e prática pedagógica de professores da educação infantilpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2COVID-19 is an infectious disease caused by a family of viruses called coronaviruses. In this sense, in this research the question described was: what are the impacts generated by the COVID-19 pandemic on the pedagogical practice of Early Childhood Education teachers in Brazil? In view of this, the general objective of the work was to produce an integrative review regarding the pedagogical practices of early childhood education teachers during the pandemic, establishing comparisons with this same audience from the research carried out in the last cycle of PIBIC (2021/2022) in Ariquemes with the population location of teachers from that same stage. The work was based on an integrative review of the respective databases, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Virtual Health Library (VHL) using inclusion and exclusion criteria. Based on this, the results found demonstrated that changes in teaching work and social isolation caused by the COVID-19 pandemic had direct detrimental effects on the health and pedagogical practice of teachers, causing problems in their routines and their mental health and physics, affecting everything that teachers need to carry out their educational practices, that is, it completely changed the trajectory of the educational system, as the impact of this pandemic period affected all those responsible involved in offering education, in addition to, of course, students of all stages of education.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elen repositório.pdf815,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.