Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Nascimento, Eugenia Maria do | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T00:07:36Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T00:07:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-23 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Eugenia Maria do. Produções científicas acerca do ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual na educação básica: uma revisão sistemática. 2024. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5252 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema o ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual na Educação Básica. Tem como principal questão de investigação: Quais produções científicas brasileiras abordam o ensino de Matemática para os alunos com deficiência intelectual na educação básica? Para tanto, estabelece como objetivo geral analisar as produções científicas brasileiras que abordam o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência intelectual. Como método adotouse os procedimentos da pesquisa tipo revisão sistemática a qual permitiu selecionar 21 artigos científicos brasileiros no Portal de Periódicos da Capes publicadas nos últimos cincos anos tendo como descritores de busca “deficiência intelectual” e “Matemática”. Após a leitura analítica, as pesquisas foram organizadas em cinco categorias a partir das contribuições relacionadas: i) ao uso de recursos tecnológicos, ii) a propostas de ensino, iii) a práticas pedagógicas no atendimento especializado, iv) pesquisas multidisciplinares e formação docente, v) à Educação de Jovens e Adultos. Como principais resultados e discussão apresenta que: as produções, em sua grande maioria, eram pesquisas de professores que perceberam a necessidade de mudanças para esse público em questão; as pesquisas destacam informações sobre estratégias de ensino, vivências, formação continuada e estudos que demonstravam que a intervenção de jogos e tecnologia para ensinar Matemática. Por fim, as pesquisas demonstram o desafio da concretização da educação inclusiva em relação a carência na formação dos professores, ausência de profissionais especializados para dar suporte aos professores e aos alunos em sala de aula, falta de recursos didáticos adaptados, bem como, desconhecimento da comunidade escolar quanto às necessidades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Eugenia Nascimento (eugeniamariadonascimento.emn@gmail.com) on 2024-04-23T20:29:30Z No. of bitstreams: 1 TCC Eugenia Maria do Nascimento 23-04- 2024 RIUNIR.pdf: 1185849 bytes, checksum: f1c9268ff09f4a9c7c0d04b75778c799 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-24T00:07:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Eugenia Maria do Nascimento 23-04- 2024 RIUNIR.pdf: 1185849 bytes, checksum: f1c9268ff09f4a9c7c0d04b75778c799 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-24T00:07:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Eugenia Maria do Nascimento 23-04- 2024 RIUNIR.pdf: 1185849 bytes, checksum: f1c9268ff09f4a9c7c0d04b75778c799 (MD5) Previous issue date: 2024-04-23 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva. Ensino de Matemática. Deficiência Intelectual. Produções científicas. | pt_BR |
dc.title | Produções científicas acerca do ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual na educação básica: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
dc.description.abstract2 | The subject of this research is the teaching of mathematics to students with intellectual disabilities in basic education. Its main research question is: Which Brazilian scientific productions address the teaching of Mathematics to students with intellectual disabilities in basic education? To this end, its general objective is to analyze Brazilian scientific productions that address the teaching of mathematics from an inclusive perspective for students with intellectual disabilities. The method adopted was a systematic review, which allowed 21 Brazilian scientific articles to be selected from the Capes Journal Portal, published in the last five years, using the search descriptors "intellectual disability" and "Mathematics". After analytical reading, the research was organized into five categories based on contributions related to: i) the use of technological resources, ii) teaching proposals, iii) pedagogical practices in specialized care and iv) multidisciplinary research and teacher training. The main results and discussion show that: the vast majority of productions were research by teachers who realized the need for changes for this audience in question; the research highlights information on teaching strategies, experiences, continuing education and studies that showed that the intervention of games and technology to teach mathematics. Finally, the research demonstrates the challenge of achieving inclusive education in relation to the lack of teacher training, the absence of specialized professionals to support teachers and students in the classroom, the lack of adapted teaching resources, as well as the school community's lack of knowledge about learning needs. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eugenia Maria do Nascimento 23-04- 2024 RIUNIR.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.