Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Elaine-
dc.date.accessioned2024-04-24T18:58:05Z-
dc.date.available2024-04-24T18:58:05Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPEREIRA, Elaine. O trabalho colaborativo no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: um estudo de caso na educação básica e na instituição especializada. 2024. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5254-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar os desafios enfrentados pelas famílias e profissionais no processo de inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão principal da investigação é: como tem sido desenvolvido o trabalho colaborativo entre a escola de educação básica e a instituição especializada visando o processo de inclusão de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Ariquemes? Essa questão é relevante porque o processo de inclusão escolar de crianças com TEA envolve diversos obstáculos e desafios que precisam ser compreendidos e abordados de forma adequada, a fim de garantir uma educação inclusiva e de qualidade para essas crianças. O objetivo geral foi compreender o trabalho colaborativo entre a escola e a instituição especializada no município de Ariquemes no processo de inclusão de um estudante com TEA. Para tanto, utilizou-se no método o estudo de caso sobre uma criança com TEA com a participação da mãe, da professora da classe comum e da profissional do atendimento especializado. Para a coleta de dados, empregou-se as entrevistas semiestruturadas interpretadas pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: i) a identificação dos desafios enfrentados pelas famílias, como o impacto emocional do diagnóstico, as dificuldades em lidar com os comportamentos e características específicas do TEA; ii) a necessidade de adaptação de rotinas e estratégias de comunicação, e a demanda por apoio e suporte profissional, familiar e social. Além disso, iii) os resultados apontam para os desafios enfrentados pelos profissionais, como a falta de capacitação e preparo, a ausência de recursos e estratégias adequadas, e a necessidade de uma abordagem colaborativa e interdisciplinar. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação inclusiva e ao atendimento de crianças com TEA, sensibilizando a comunidade escolar, os profissionais e as famílias sobre a importância de uma abordagem colaborativa, individualizada e centrada nas necessidades específicas dessas crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elaine Pereira (elainecaroline.soares@gmail.com) on 2024-04-24T01:53:53Z No. of bitstreams: 1 TCC ELAINE PEREIRA 2024 versão final (1).pdf: 903995 bytes, checksum: 6565a76e45b8f267458b9cbe9f32c41c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-24T18:58:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ELAINE PEREIRA 2024 versão final (1).pdf: 903995 bytes, checksum: 6565a76e45b8f267458b9cbe9f32c41c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-24T18:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ELAINE PEREIRA 2024 versão final (1).pdf: 903995 bytes, checksum: 6565a76e45b8f267458b9cbe9f32c41c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.titleO trabalho colaborativo no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: um estudo de caso na educação básica e na instituição especializadapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The aim of this study is to analyze the challenges faced by families and professionals in the process of school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main research question is: how has collaborative work been developed between the basic education school and the specialized institution aimed at the inclusion process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the municipality of Ariquemes? This question is relevant because the process of school inclusion for children with ASD involves a number of obstacles and challenges that need to be understood and addressed appropriately in order to guarantee inclusive, quality education for these children. The general objective was to understand the collaborative work between the school and the specialized institution in the municipality of Ariquemes in the process of including a student with ASD. To this end, the method used was a case study of a child with ASD with the participation of the mother, the ordinary class teacher and the specialized care professional. For data collection, semistructured interviews were used, interpreted using content analysis. The main results and discussion are: i) the identification of the challenges faced by families, such as the emotional impact of the diagnosis, the difficulties in dealing with the specific behaviors and characteristics of ASD; ii) the need to adapt routines and communication strategies, and the demand for professional, family and social support. In addition, iii) the results point to the challenges faced by professionals, such as the lack of training and preparation, the absence of adequate resources and strategies, and the need for a collaborative and interdisciplinary approach. We hope to make a contribution to the field of inclusive education and the care of children with ASD, raising awareness among the school community, professionals and families of the importance of a collaborative, individualized approach focused on the specific needs of these children.pt_BR
Appears in Collections:BIB/ARQ.Trabalhos Apresentados em Eventos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ELAINE PEREIRA 2024 versão final (1).pdf882,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.