Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Dilma Brites de-
dc.date.accessioned2024-04-24T21:37:27Z-
dc.date.available2024-04-24T21:37:27Z-
dc.date.issued2024-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dilma Brites de. A educação de autistas em Ji-Paraná/RO na Escola de Ensino Fundamental Jandinei Cella e no Centro de Autismo. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5259-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler e coorientação de Me. Maria Cecilia Correa de Souza.pt_BR
dc.description.abstractO tema trabalhado nesta pesquisa é a educação de crianças autistas, buscou-se discutir sobre a educação de crianças autista no município de Ji-Paraná/RO. A pesquisa trouxe como problemática a seguinte pergunta: como acontece a educação de autistas em uma escola pública e no Centro do Autismo no município de Ji-Paraná? Partindo desta problemática, o objetivo geral estabelecido foi compreender como ocorre a educação de autistas em Ji-Paraná/RO. Para alcançar o objetivo foi necessário identificar como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola Jandinei Cella e no Centro do Autista; analisar como o planejamento pedagógico contempla a criança autista na escola e no Centro do Autista; e, descrever os limites e possibilidades no trabalho com crianças autistas. A construção da fundamentação teórica aconteceu por meio de uma pesquisa de campo com análise de dados através da pesquisa bibliográfica. A pesquisa de campo se deu através de entrevista com duas professoras do município, uma com atuação na educação infantil do município e a outra no Centro do autismo, as quais responderam um questionário com dez perguntas cada, sobre desafios, possibilidades da educação com autistas e ainda sobre a percepção de cada uma sobre o autismo. Em síntese, é possível considerar que a inclusão de crianças autistas na educação demanda um esforço coletivo e contínuo de toda a sociedade, visando garantir que cada criança, independentemente de suas habilidades ou desafios, tenha acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Dilma Brites de Oliveira (dilmabrites88@gmail.com) on 2024-04-05T19:40:15Z No. of bitstreams: 1 TCC DILMA FINALIZADO PDF.pdf: 1129452 bytes, checksum: 54139703d0b2f06abf3b3b336a94de88 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-24T21:37:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC DILMA FINALIZADO PDF.pdf: 1129452 bytes, checksum: 54139703d0b2f06abf3b3b336a94de88 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-24T21:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC DILMA FINALIZADO PDF.pdf: 1129452 bytes, checksum: 54139703d0b2f06abf3b3b336a94de88 (MD5) Previous issue date: 2024-03en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA educação de autistas em Ji-Paraná/RO na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jandinei Cella e no Centro de Autismopt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The subject of this research is the education of autistic children, so it sought to discuss the education of autistic children in the municipality of Ji-Paraná/RO. The research problem posed the following question: how does the education of autistic children take place in a public school and at the Autism Center in the municipality of Ji-Paraná? Based on this problem, the general objective was to understand how the education of autistic people takes place in Ji-Paraná/RO. To achieve this goal, it was necessary to identify how autistic children are included in the Jandinei Cella school and the Autism Center; to analyze how pedagogical planning includes autistic children in the school and the Autism Center; and to describe the limits and possibilities of working with autistic children. The construction of the theoretical foundation took place through field research with data analysis through bibliographic research. The field research was carried out by interviewing two teachers from the municipality, one working in early childhood education and the other at the Autism Center, who answered a questionnaire with ten questions each, about the challenges and possibilities of education with autistic children and their perception of autism. In summary, it is possible to consider that the inclusion of autistic children in education requires a collective and continuous effort from society as a whole, with the aim of ensuring that every child, regardless of their abilities or challenges, has access to an effective education.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DILMA FINALIZADO PDF.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.