Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/526
Title: Agronegócio sustentável: estratégia de inovação, tecnologia e gestão para o campo
Authors: Lenci, Renan dos Anjos
Keywords: Agronegócio
Sustentabilidade
Gestão
Inovação
Tecnologia
Issue Date: 26-Jun-2015
Citation: Lenci, Renan dos Anjos. Agronegócio sustentável: estratégia de inovação, tecnologia e gestão para o campo. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral analisar se as estratégias de inovação, tecnologia e gestão para o campo, estão tornando as atividades produtivas sustentáveis de modo a transforma a vida das famílias e espaço que estão inseridas. A literatura estudada mostra que para uma atividade ser sustentável é preciso produzir com responsabilidade social e ambiental, assim garantindo o máximo de recursos naturais e diminuindo os impactos causados e garantindo os recursos para gerações futuras. Para atingir os objetivos desse estudo foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com o uso de questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas. Foram pesquisadas cinco agroindústrias dos ramos: leite, mel, biscoite cachaça e frango do Município de Cacoal-RO. Como resultado do estudo identificouse que, as estratégias de inovação, tecnologia e gestão utilizadas apresentou uma transformação social positiva para as agroindústria pesquisadas, mas também verificou-se pouca utilização com o uso de tecnologias em suas atividades. Contudo, tais estratégias tem dado resultados positivos quanto a renda familiar, de forma a serem sustentáveis apenas com a atividade desenvolvidas pelas agroindústria familiares. Neste sentido, concluiu-se que, a maioria das agroindústrias pesquisadas tem se utilizado de estratégias de inovação para expandir e melhorar o seu empreendimento, tornando-o, na medida do possível, sustentável.
Description: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia–UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/526
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan dos Anjos Lenci.pdf229,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools