Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/531
Título: Inovação social em iniciativas empresariais: um estudo n o município de Cacoal/RO
Autor(es): Santos, Daniele dos
Palavras-chave: Contabilidade
Inovação social
Responsabilidade socia
Filantropia
Data do documento: 26-Jun-2015
Citação: SANTOS, Daniele dos. Inovação social em iniciativas empresariais: um estudo n o município de Cacoal/RO. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: A literatura aponta a inovação social como uma ferramenta de mudanças sociais que tem como objetivo a transformação na qualidade de vida do maior número de pessoas na sociedade através do combate dos problemas socioeconômicos. Este trabalho teve como objetivo geral analisar se as iniciativas empresariais que visam a redução da pobreza e a inclusão social se configuram como inovação social. Para atingir os objetivos desse estudo foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, os dados foram coletados com o uso de roteiro semi-estruturado. Foram pesquisadas 20 (vinte) empresas do Município de Cacoal-RO dos ramos de concessionárias, frigoríficos, instituições financeiras, supermercados e cerâmicas, no período de 8 a 31 de março de 2015. Como resultados do estudo identificou-se que, as práticas de inovação social realizadas no município de Cacoal-RO não são uma realidade na maioria das empresas pesquisadas, no entanto, constatou-se que as práticas sociais mais comuns realizadas por essas empresas são de filantropia e responsabilidade social, ações essas que não são capazes de solucionar os problemas sociais das comunidades. Verificou-se, também que, 40% das empresas pesquisa desconhecem qualquer tipo de problemas de vulnerabilidade socioeconômicos que ocorram com seus funcionários ou com comunidade em que estão inseridas e, seis das vinte empresas não desenvolvem nenhum tipo de prática social. Concluiu-se que, a maioria das empresas pesquisadas procuram contribuir de alguma maneira com a sociedade, seja, através das ações de filantropia, responsabilidade social ou inovação social.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis. Orientardora Profa. Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/531
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf977,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador