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dc.contributor.authorSilva, Rosilene Muniz-
dc.date.accessioned2024-05-02T22:26:42Z-
dc.date.available2024-05-02T22:26:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Rosilene Muniz. Desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5310-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler.pt_BR
dc.description.abstractA inclusão social da pessoa com deficiência no contexto educacional parece ser ainda um grande desafio para as escolas. O presente artigo tem como objetivo geral compreender como se dá a inclusão de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal, em uma escola em Ji -Paraná/RO. E como objetivos específicos: identificar a função da gestão escolar frente a inclusão; verificar a atuação dos profissionais que trabalham em sala de aula, na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e dos cuidadores e verificar ainda o que a escola descreve sobre o atendimento dos alunos com deficiência em seus documentos legais e pedagógicos, analisar os espaços físicos específicos para as alunos com deficiência intelectual e as adaptações feitas para o recebimento desses alunos. Trata-se de uma pesquisa de campo, de observação não participante, de abordagem qualitativa, realizada com duas professoras e uma cuidadora escolar. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários semiestruturados e investigados considerando a análise de conteúdo na perspectiva de Gil (2008). Os resultados da pesquisa, apontam que embora a educação seja um direito de todos regulamentado por lei, a inclusão do aluno com deficiência caminha em passos lentos e ainda há muito o que se fazer para alcançar os objetivos previstos na constituição. Torna-se fundamental analisar as referidas considerações, haja visto que esta modalidade de ensino tem um papel importante na construção da sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-05-02T22:26:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_Rosilene_Muniz_da_Silva.pdf: 505528 bytes, checksum: 0d6f1bd89020c82bc34f87a3fb2c7724 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.titleDesafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The social inclusion of people with disabilities in the educational context seems to be a great challenge for schools. The general objective of this article is to understand how children with intellectual disabilities are included in the early years of elementary school in the municipal network at a school in Ji-Paraná/RO. And as specific objectives: to identify the function of school management in the face of inclusion; verify the performance of professionals who work in the classroom, in the SEA (Specialized Educational Service) room, and caregivers; and also verify what the school describes about the care of students with disabilities in its legais and pedagogical documents, analyze the specific physical spaces for disabled children and the adaptations made to receive these students. This is field research, non-participant observation, and a qualitative approach carried out with two teachers and a school caregiver. The data were produced through the application of semi-structured questionnaires and analyzed considering the content analysis from the perspective of Gil (2008). The results of the research indicate that although education is a right of all regulated by law, the inclusion of students with disabilities is moving slowly, and there is still much to be done to achieve the objectives set forth in the constitution. It is essential to analyze these considerations, since this teaching modality has an important role in the construction of society.pt_BR
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