Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/538
Título: Cultura e territorialidade Quilombola nas comunidades de Forte Príncipe da Beira & de Santa Fé.
Autor(es): Monteiro, Lucineide Rodrigues
Palavras-chave: Quilombolas
Cultura
Territorialidade
Filologia política
Reorganização
Data do documento: 2013
Citação: MONTEIRO, Lucineide Rodrigues. Cultura e territorialidade Quilombola nas comunidades de Forte Príncipe da Beira & de Santa Fé. 2013. 127 fls. Dissertação de Mestrado - (Mestrado em Letras-Línguas Vernáculas) - Programa de Pós - Graduação em Letras. UNIR, Porto Velho/RO.
Resumo: Este Estudo realiza uma análise crítica da Cultura e Territorialidade das Comunidades Quilombolas Forte Príncipe da Beira e Santa Fé, do século XVII ao XXI, com o objetivo precípuo de identificar a cultura e identidade por territorialidade das Comunidades Ribeirinhas do Vale do Guaporé, etnicamente diferenciadas, reorganizadas como Quilombolas. A Pesquisa é realizada com aplicação metodológica da Filologia Política, sobretudo com fulcro na técnica da Análise do Discurso e com o emprego da categoria da Comunidade de Relações Privadas, fazendo dialogarem elementos da historiografia e da memória coletiva. De forma interdisciplinar, busca-se compreender os movimentos cumulativos que as caracterizam culturalmente. De acordo com a análise da oralidade a linguagem dos mitos revelou a presença de fatores político-culturais, na dinâmica discursiva da simbologia local sustentada por uma interpretação validada pelos testemunhos históricos da colonização da Amazônia, que durante séculos, numa relação contínua e exploratória da natureza, e mão de obra escrava da população local, gerou vínculos culturais determinantes, consolidando a formação de grupos multiétnico no Vale do Guaporé, em Rondônia. O resultado dessa pesquisa possibilita novas leituras e reinterpretações sobre a cultura e motivos da autodeclaração Quilombola no processo de recuperação e inclusão dos mecanismos representativos da cultura de um espaço de relações privadas, para isso fez-se necessária a compreensão de como as interferências socioculturais reorganizam identidades.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado em Letras-Línguas Vernáculas, oferecido pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR -Departamento de Letras, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Júlio César Barreto Rocha.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/538
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucineide R. Monteiro_Cultura e territorialidade.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.