Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/539
Title: Linguagem e Essência: As imagens construídas por alunos de espanhol.
Authors: Valdez, Djenane Alves dos Santos
Keywords: Imagens
Identidade
Diferença
Língua Espanhola
Ensino/aprendizagem de língua estrangeira
Issue Date: 2012
Citation: VALDEZ, Djenane Alves dos Santos. Linguagem e Essência: As imagens construídas por alunos de espanhol. 2012. 103 fls. Dissertação de Mestrado - (Mestrado em Letras-Línguas Vernáculas) - Programa de Pós - Graduação em Letras. UNIR, Porto Velho/RO.
Abstract: A partir de uma pesquisa qualitativa com estudantes de espanhol do ensino médio de duas escolas, este trabalho procura analisar os enunciados destes alunos para traçar as imagens que eles formaram acerca da língua e do outro, neste caso, especificamente o boliviano. Assim, partindo das imagens captadas e analisadas, discute-se sobre as condições em que se produzem esses discursos e explicita-se como a noção de língua leva à noção de alteridade, levando-se em conta a ideologia materializada na linguagem. Além disso, evidencia-se como essas imagens podem influenciar no processo de aprendizagem da língua espanhola, bem como na formação identitária desses alunos. O núcleo teórico que deu base para realizar nossas propostas foi formado pelos estudos discursivos, pelos estudos culturais e pela psicanálise, assim como o instrumental de análise utilizado foi o que encontra embasamento na Análise do Discurso. Desta forma, as análises demonstraram que o olhar negativo em relação à língua espanhola e a falta de gosto dos estudantes pelo estudo da mesma, são influenciados pela forma como eles veem o outro, uma vez que a língua do estrangeiro traz uma outra forma de pensar o mundo, que vem perturbar e confundir e, portanto, provocar reações que se manifestam por sentimentos que vão do medo a uma atração por esse estrangeiro. As experiências de estranhamento em relação ao dito pelos estudantes, no que se refere às imagens, podem ser vistas como confrontos internos e contradições resultantes do inconsciente que receia um deslocamento e uma tomada de distância de si e de sua cultura. Assim, a identidade do sujeito é construída pelo imaginário social. Esse sujeito heterogêneo, complexo e incompleto constrói imagens do outro e ao mesmo tempo é construído por elas. Portanto, com base nos resultados apresentados podemos dizer que a identidade, em contínua formação, dos estudantes de língua espanhola, se constitui por meio de processos simbólicos e por imagens, atravessadas pelos discursos outros e do outro.
Description: Dissertação apresentada ao Mestrado em Letras-Línguas Vernáculas, oferecido pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR -Departamento de Letras, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Letras.Orientadora: Prof. Dra. Odete Burgeile.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/539
Appears in Collections:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Djenane A. S. Valdez_Linguagem e Essência.pdf779,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.