Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/590
Título: Aquecimento solar de água: análise do prazo de retorno do investimento
Autor(es): Pereira Filho, Renê Geraldo
Palavras-chave: Ciências contábeis
Custos
Aquecimento solar - Sistema
Data do documento: 26-Jun-2015
Citação: PEREIRA FILHO, Renê Geraldo. Aquecimento solar de água: análise do prazo de retorno do investimento. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Esta pesquisa apresentou como objetivo geral demonstrar o tempo de retorno financeiro do uso de sistemas de aquecimento solar de água como alternativa à utilização de chuveiros elétricos. O estudo de caso foi realizado no município de Pimenta Bueno no Bairro seringal. Foi efetuado pesquisa em acervo bibliográfico na área de contabilidade de custos, energia termoelétrica, além de conceituar o SAS e seus princípios de forma que ao identificar o objeto de estudo, os tipos de SAS, buscou-se verificar se o mesmo poderia satisfazer a necessidade da área pesquisada. Para tanto, estimou-se aos gastos médios de energia elétrica de um sistema de aquecimento elétrico de água (chuveiro elétrico), verificou-se a economia média gerada com o desuso do chuveiro elétrico determinou-se os custos totais de um sistema de aquecimento solar de água. O trabalho mostrou que o investimento na instalação do SAS é pequeno com relação ao seu benefício/economia. Os resultados obtidos demonstram que o aquecedor termossolar tem um prazo de retorno do investimento em oito anos, o aquecedor compacto de três anos e o aquecedor solar de baixo custo de uno e três meses, com uma taxa de retorno média de 42 %, para um sistema que tem uma vida útil estimada de até 20 anos.
Descrição: Trabalho Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Rogério Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/590
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENÊ GERALDO PEREIRA FILHO.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador