Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/591
Título: Ações e benefícios da gestão: um estudo de caso na cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Cacoal-RO
Autor(es): Farias, Edson Luis
Palavras-chave: Gestão
Cooperativa
Materiais recicláveis
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: FARIAS, Edson Luis. Ações e benefícios da gestão: um estudo de caso na cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Cacoal-RO. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo identificar as ações e benefícios de gestão da COOPERCATAR. Foi realizado um estudo de caso na cooperativa de catadores de materiais recicláveis, localizada na linha 208, lote 27, km 05, no município de Cacoal – RO. Foi elaborado um roteiro de entrevistas não estruturada, compostas por questões abertas, relacionadas à gestão da cooperativa; reciclagem; coleta seletiva; inclusão social; vantagens; e dificuldades, além de outros aspectos relevantes para a pesquisa. Quanto à natureza, a presente pesquisa caracteriza-se como básica, pois consiste na aquisição e divulgação de conhecimento sobre gestão de cooperativa. Quanto aos fins, caracterizam-se como descritiva e exploratória, por apresentar entrevistas e levantamento bibliográfico. Como resultado, identificou-se que a COOPERCATAR contribui com a gestão do processo de reciclagem de materiais sólidos por meio de gestão compartilhada entre cooperados, poder público e sociedade. Destaca-se ainda uma organização estruturada como coleta seletiva, separação, prensa, enfardamento e venda. Após a análise dos resultados, verificou-se que a cooperativa de catadores tem apenas a força de trabalho e experiência na catação e triagem de resíduos recicláveis. Observou-se a falta de infraestrutura como terreno, barracão adequado, máquinas, caminhões e prensa. A gestão é exercida por todos os cooperados com a assiduidade e participação nas assembleias, acompanhando as ações de planejamento, execução das tarefas e tomadas de decisões. Dentre os benefícios alcançados, destaca-se a coleta seletiva de porta-a-porta; conscientização da população; e inclusão dos catadores de forma organizada no circuito econômico da reciclagem.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR - Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. M.e Rogério Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/591
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Edson L. Farias.pdf537,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador