Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/592
Título: Aplicação do Custeio Sequência como apoio a tomada de decisão em escritório de serviço de contabilidade
Autor(es): Mendonça, Sara Caterine da Silva
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Custeio sequência
Lucratividade
Escritório de contabilidade
Data do documento: 25-Jun-2016
Citação: MENDONÇA, Sara Caterine da Silva. Aplicação do Custeio Sequência como apoio a tomada de decisão em escritório de serviço de contabilidade. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho evidencia a aplicação do Plano-sequência e do Custeio-sequência para mensuração de custo de serviços oferecidos por escritório de contabilidade. Foi realizada uma pesquisa aplicada e exploratória e os instrumentos foram à entrevista e a observação com contagem do tempo de duração de cada procedimento (cronometria). A pesquisa ressalta dois pontos: a eficácia do Custeio-sequência na mensuração do Custo do Serviço Prestado – CSP bem como da utilização para obtenção da margem bruta a partir de uma Demonstração do Resultado do Exercício – DRE tradicional. Dessa maneira, o método pode ser utilizado também para fins de contabilidade fiscal, pois atende aos critérios legais alocando ao objeto de custeio apenas e somente os custos relativos a materiais, mão de obra direta e custos gerais. Para obtenção dos resultados. Primeiramente foi realizado o mapeamento dos serviços prestados pelo escritório em estudo por meio de 04 (quatro) Planos sequências referentes aos serviços sendo eles: escrita fiscal, escrita contábil, liberação de alvarás e recursos humanos. Em seguida, após identificados todos os procedimentos, os mesmos foram mensurados e subtotalizados em eventos, sequências, unidades de ação e por fim o valor de cada serviço representado pelo total de cada Plano-sequência. Com isso foi possível identificar os aspectos referentes a lucratividades dos serviços oferecidos pelo escritório tendo como método de apuração de custo o Custeio-sequência. Alguns estudos vêm sendo realizados sobre o método em diversos ramos de atividade e nesta pesquisa ficou evidenciado o potencial do método de Custeio-sequência para fins fiscais e de tomada de decisão em empresa prestadora de serviço contábil.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora Profa: M.ª Liliane Maria Nery Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/592
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf323,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador