Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/598
Título: Linhas de crédito específicas para o microempreendedor individual como forma de incentivo para aplicação dos negócios
Autor(es): Ramalho, Diego Sousa
Palavras-chave: Contabilidade empresarial
Microempreendedor
Crédito
Negócios
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: RAMALHO, Diego Sousa. Linhas de crédito específicas para o microempreendedor individual como forma de incentivo para aplicação dos negócios. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este estudo trata de uma pesquisa realizada junto aos Microempreendedores Individuais – MEI e as Agências Bancárias existentes no Município de Presidente Médici/RO. Tem como objetivo geral avaliar o nível de conhecimento dos microempresários sobre as linhas de crédito disponíveis para o MEI, através de critérios estabelecidos por Gil (2008). Quanto ao tipo de pesquisa para obtenção dos dados, realizou-se um estudo de campo, caracterizado pela pesquisa descritiva qualitativa. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados por meio da aplicação de um questionário contendo 15 questões com perguntas abertas, aos MEI e de um questionário contendo 08 perguntas abertas aos representantes das agências bancárias. Por meio dos mesmos, buscou-se traçar o perfil dos participantes da pesquisa e o nível de conhecimento e satisfação sobre as linhas de créditos, bem como as linhas disponíveis pelas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Cooperativa de Crédito CredSIS JiCred. Os resultados apontam que embora exista um bom índice de satisfação com a modalidade empreendedora, há falta de informação acerca dos produtos e serviços existentes quanto às linhas de crédito, para os MEI. Sugere-se melhor qualificação profissional para esses MEI, principalmente aos iniciantes.
Descrição: Artigo - Trabalho Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. M.e Cleberson Eller Loose.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/598
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diego pronto.pdf362,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador