Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/601
Título: O estudo da viabilidade da produção de leite em propriedades familiares rurais do município de Rolim de Mooura - RO
Autor(es): Zumack, Cleidomiro
Palavras-chave: Agronegócio
Leite - Produção
Custos
Viabilidade econômica
Agricultura familiar
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: ZUMACK, Cleidomiro. O estudo da viabilidade da produção de leite em propriedades familiares rurais do município de Rolim de Mooura - RO. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar os custos da produção de leite, e sua viabilidade em propriedades que se utilizam mão-de-obra familiar, pertencentes a Associação Rural Boa Esperança a qual está sediada na Linha 200, km 10, lado sul, no município de Rolim de Moura/RO. Os dados para formação dos custos, e valores utilizados na presente pesquisa foram obtidos por meio de anotações feitos pelos próprios produtores, bem como por meio de uma entrevista junto aos produtores utilizando-se de um formulário semiestruturado, sendo os mesmos coletados em cinco propriedades produtoras de leite. Os dados possibilitaram a apuração dos custos de produção e a viabilidade desta atividade neste tipo de propriedade. Considerando todos os custos com alimentação, mão-de-obra, armazenamento, medicamentos e vacinas, funrural, e energia elétrica, obteve-se um custo médio de R$ 0,72 e o preço médio de venda encontrado foi de R$ 0,86 por litro de leite produzido na Associação Boa Esperança. Em relação ao índice de lucratividade foi encontrado uma média de 13,88%. O retorno médio sobre investimento obtido pelas propriedades foi de 5,70%. Também pode ser verificado que a atividade se apresentou viável nas propriedades (D) e (E) as quais apresentaram excelentes resultados. Foi verificado que das 05 propriedades pesquisadas, apenas uma apresenta resultado negativo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis Orientador: Prof. M.e Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/601
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo cleidomiro.pdf413,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador