Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/603
Título: O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e os impactos ocorridos com sua implantação nos escritórios de contabilidade no território do rio Machado
Autor(es): Martins, Daniel Mendes
Palavras-chave: Contabilidade
Sped
Ferramentas tecnológicas
Sistemas contábeis
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: MARTINS, Daniel Mendes. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e os impactos ocorridos com sua implantação nos escritórios de contabilidade no território do rio Machado. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O SPED visa alterar e modernizar a cultura organizacional das empresas. Essa nova modernização trouxe grandes impactos para as empresas tantos positivos como negativos. Por esta razão, este trabalho teve por objetivo principal identificar os impactos tecnológico, financeiro e operacional ocorridos nos escritórios contábeis no território Rio Machado em RO, com a implantação do SPED. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa é de natureza qualitativa na modalidade de levantamento de campo e bibliográfica. A coleta de dados foi através de questionário com questões fechadas e abertas. A amostra foi composta por 25 escritórios. Os principais resultados demonstraram que no início da implantação do SPED foram encontrados dificuldades em treinamento de pessoal, suporte técnico, softwares atualizados e para encontrar profissionais qualificados. O fator tecnológico foi o que sofreu maiores impactos devido à necessidade de investimento em tecnologia. Já nos fatores operacionais e financeiros não foram percebidos grandes impactos.
Descrição: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de bacharel em ciências contábeis. Orientador: Prof. M.e Rogério Simão.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/603
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo impresso.pdf481,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador