Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/608
Title: Theodore Roosevelt e a Amazônia: Uma análise sobre o discurso presente nas obras “Nas selvas do Brasil” e “O rio da dúvida”
Authors: Souza, Jaqueline Prestes de
Keywords: Amazônia
Expedição Roosevelt-Rondon
Pós-colonialismo
Issue Date: 2013
Citation: SOUZA, Jaqueline Prestes de. Theodore Roosevelt e a Amazônia: Uma análise sobre o discurso presente nas obras “Nas selvas do Brasil” e “O rio da dúvida”. 2013. 67fls. Dissertação de Mestrado - (Mestrado em Letras-Línguas Vernáculas) - Programa de Pós - Graduação em Letras. UNIR, Porto Velho/RO.
Abstract: Nossa pesquisa, em linhas gerais, objetiva alcançar a compreensão do modo em que foi moldado o discurso colonizador presente nas obras O Rio da Dúvida, de Candice Millard, e Nas selvas do Brasil, de Theodore Roosevelt, e tentar desconstruí-lo à luz das ideias pós-coloniais, vistas como um resgate das vozes silenciadas naquele discurso colonizador. Como o discurso opressor vem sendo estruturado ao longo dos séculos? Como ele vem se repetindo para refletir uma visão embaçada da realidade da colônia? Quais os interesses de quem constrói estes sofismas? Como trazer à tona a realidade vivida pelos colonizados? Por se tratar de uma expedição realizada na Amazônia, aonde vivemos, nossa ideia é tentar promover uma discussão sobre o que tem sido dito e escrito sobre a região, trazer ao conhecimento dos povos amazônicos as ideias que foram e continuam sendo produzidas sobre o “pulmão do mundo”, numa oportunidade de fazer um contra-discurso à falácia, uma resposta às supostas verdades estabelecidas pelo estrangeiro. Para tanto, buscamos suporte principalmente nos autores Pós-Coloniais para elucidar estas questões, através de extensa pesquisa bibliográfica, e análise de arquivos pertinentes à expedição. A partir das leituras Pós-Coloniais, será possível estudar o comportamento colonialista do ex-presidente em relação aos seus relatos sobre o que viveu durante a viagem. Por fim, teceremos algumas considerações sobre o discurso produzido e sua relação com a Amazônia.
Description: Dissertação apresentada ao Mestrado em Letras-Línguas Vernáculas, oferecido pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR -Departamento de Letras, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Letras.Orientador: Prof. Dr. Miguel Nenevé.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/608
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline P. Souza_Theodore Roosevelt e a Amazônia.pdf2,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.