Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/676
Título: A renda econômica produzida pela coisa pública - o contracheque econômico de Slomski: o caso de Primavera de Rondônia
Autor(es): Mendes, Antonio
Palavras-chave: Administração
Receita
Despesa
Contracheque
Data do documento: 2008
Citação: MENDES, Antonio. A renda econômica produzida pela coisa pública - o contracheque econômico de Slomski: o caso de Primavera de Rondônia. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: Considerando as grandes mudanças no setor público, principalmente na área de prestação de contas, faz-se necessário ferramentas cada vez mais eficientes e eficazes capaz de oferecer uma maior transparência na gestão pública. A accountability está sendo muito utilizada, pois remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas às instâncias controladoras ou a seus representados. O Contracheque econômico foi objeto de tese do doutorado do autor Slomski e este representa a junção da renda econômica e da renda financeira produzida pela coisa pública às famílias objetivando focalizar de uma forma simples e clara o quanto o ente público financia a população com a prestação de serviços seja de saúde, educação, segurança, etc. A pesquisa teve por objetivo demonstrar a evolução administrativa do setor público bem como sua estrutura apresentando as ferramentas de gestão, dando maior enfoque a nova ferramenta apresentada por Slomski – o Contracheque econômico -, tendo como objeto de estudo para levantamento dos dados qualiquantitativos as famílias de baixa renda conforme amostra (10%) de residentes na periferia do município de Primavera de Rondônia. Para levantamento dos dados foi utilizado questionário socioeconômico como meio de pesquisa para evidenciar a prestação de serviços pelo setor público e foi observado que à medida que a renda aumenta menos se utiliza os benefícios oferecidos pelo setor público.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: ProfA. M.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/676
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO MENDES ACC.pdf251,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador