Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/683
Título: Custo de absenteísmo na administração pública: o caso da secretaria de saúde de São Felipe D'Oeste-RO
Autor(es): Casinato, Alessandro Manoel
Palavras-chave: Absenteísmo
Recursos públicos
Atestado
Custo
Data do documento: 2008
Citação: CASINATO, Alessandro Manoel. Custo de absenteísmo na administração pública: o caso da secretaria de saúde de São Felipe D'Oeste-RO. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: A conscientização sociopolítica do Brasil, está forçando, cada vez mais as administrações públicas a adotarem postura responsável quanto ao cumprimento do seu dever com a sociedade, reduzindo custos e melhorando os serviços prestados. Um dos desafios que envolvem esses custos é a folha de pagamento. Este trabalho realizado na Secretaria de Saúde do Município de São Felipe D’Oeste - RO apresenta de forma sucinta as principais causas do absenteísmo e os índices de ausências que evidenciam o impacto do custo para o município. Constataram-se diversas variáveis, com base nas quais foi apurado um índice de absenteísmo de 5,48%, representando 17,93% do salário total dos funcionários no decorrer de um ano. É demonstrada ainda, a representatividade feminina predominante que contribui com 86% do absenteísmo, sendo que 62% têm menos de 40 anos de idade e 93% trabalham a mais de 2 anos na instituição. Os resultados mostram tipos diferentes de absenteísmo relacionados a várias causas, de forma que se faz necessário gerenciar melhor esses custos que acarretam desperdício de recursos públicos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Maria Bernardete Junkes.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/683
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - Custo do Absenteísmo na Adm. Pública - Alessandro Manoel Casinato UNIR.pdf224,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador