Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/684
Título: Análise dos reflexos tributários da Lei complementar nº.123/2006 - Simples Nacional
Autor(es): Breda, Eliete da Penha Bagatol
Palavras-chave: Micro empresa
Pequena empresa
Simples Nacional
Carga tributária
Data do documento: 2008
Citação: BREDA, Eliete da Penha Bagatol. Análise dos reflexos tributários da Lei complementar nº.123/2006 - Simples Nacional. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: O presente artigo explora inicialmente as formas de tributação das pessoas jurídicas no Brasil, o universo da micro e pequena empresa brasileira tratando da questão de sua definição e classificação. Evidencia sua importância econômico-social, identifica os principais fatores que exercem influência sobre sua mortalidade e relata o contexto histórico na busca do tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas. O artigo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar se a Lei Complementar nº. 123/2006, que instituiu o Simples Nacional proporcionou redução de carga tributária nas micro e pequenas empresas, comparando as duas modalidades de tributação o Simples Federal e o Simples Nacional, demonstrando os reflexos tributários de ambos nos resultados. O tipo de pesquisa adotado foi de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, publicações na internet, legislação especifica e estudo de caso na empresa Trilha Comércio de Calçados e Confecções LTDAME. O Simples Nacional foi criado com objetivo de reduzir a carga tributária nas micro e pequenas empresas, como também traz inovações que proporcionam a desburocratização no cumprimento das obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciária; mais facilidade no acesso ao crédito e ao mercado, inclusive quanto à preferência nas licitações públicas, à tecnologia, e ao associativismo, estimulando assim, a redução da informalidade. Baseando-se em dados fornecidos pela empresa analisada, concluiu-se que, a opção pelo Simples Nacional proporcionou redução de carga tributária na empresa em aproximadamente 6,49% e consequentemente refletiu resultado positivo em mais 0,78 % no lucro líquido da empresa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. M.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/684
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC_eliete - unir.pdf157,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador