Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/704
Título: Gestão dos recursos hídricos e mapeamento do sistema de distribuição de água e esgotamento sanitário do município de Cacoal
Autor(es): Guedes, Tania de Almeida
Palavras-chave: Gestão de serviços
Recursos hídricos
Gestão integrada
Data do documento: 2016
Citação: GUEDES, Tania de Almeida. Gestão dos recursos hídricos e mapeamento do sistema de distribuição de água e esgotamento sanitário do município de Cacoal. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: A água é um dos recursos naturais mais importantes, sendo ela necessária a vida, nesse sentido a gestão dos recursos hídricos é indispensável para sua manutenção, tanto em termos de quantidade como em termos de qualidade, visto que o crescimento populacional e a degradação ambiental têm causado diversos danos ao meio ambiente em especial aos recursos hídricos. Assim o objetivo desta pesquisa foi verificar como é feita a gestão dos recursos hídricos, e da distribuição de água e do esgotamento sanitário do município de Cacoal. A pesquisa foi de cunho qualitativo-descritivo e teve como base o método dedutivo, utilizou-se como técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica; entrevista com roteiro semi-estruturado que foi aplicado ao departamento de engenharia do SAAE e observação in loco no período de setembro a dezembro de 2015. No município de Cacoal constatou-se que não há gestão dos recursos hídricos, justificada pela insuficiência de servidores, sendo que o serviço realizado é por gestão de trabalho. Neste sentido o gerenciamento integrado pode ser a solução para uma boa gestão dos recursos hídricos, visto que aborda todo o sistema, desde o planejamento, execução e consequências, tendo como objetivo minimizar os impactos negativos provocados pelo homem. Existe também o plano de saneamento que é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas que também tem como objetivo reduzir estes impactos, porém o munícipio de Cacoal, ainda não possui, apesar de estar em fase de elaboração, no entanto os serviços são realizados, porém de forma fragmentada sendo a que prefeitura é responsável por uma parte destes serviços e o SAAE, sendo este uma autarquia municipal é responsável pela outra.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/704
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 22-02.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador