Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/705
Título: Estratégias de mercado na produção de madeira no município de Cacoal-RO
Autor(es): Carmo, Patricia Santinon do
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
SWOT
Estratégia empresarial
Madeira - Produção
Data do documento: 2016
Citação: CARMO, Patricia Santinon do. Estratégias de mercado na produção de madeira no município de Cacoal-RO. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar e descrever quais estratégias utilizadas pelas indústrias madeireiras da Cidade de Cacoal – RO com mais tempo de atuação no mercado utilizando como base a ferramenta de estratégia empresarial análise SWOT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo caracterizada como descritiva e pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada juntamente com questionário aplicado contendo perguntas abertas e fechadas, predominantemente dirigidas a cada membro responsável pela indústria madeireira. Na aplicação do questionário pode se fazer uma análise do ambiente interno e externo das 04 organizações madeireiras entrevistadas e de acordo com suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em análise SWOT, pode se observar que suas forças estão focadas no manejo florestal e em investimentos de infraestrutura por seus gestores, bem como a redução dos custos de produção da empresa, o aumento e absorção de tecnologia de produto, processo e qualificação de mão-de-obra. Nas suas fraquezas pode se observar as dificuldades para se implantar os projetos de manejo. Nas oportunidades da empresa a venda para vários Estados e outras regiões locais, dentre os índices de maior relevância na criação de oportunidades destacam-se o seu faturamento sendo maior parte vem pessoa física, jurídica e de outros Estados. Entre as ameaças pode se observar que os produtos locais como o forro de PVC, metal, ferro, entre outros, e os madeireiros ilegais que colocam o produto mais barato no mercado são seus maiores concorrentes bem como a burocracia dos órgãos ambientais, e a falta de apoio da administração municipal para o setor industrial.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Evimael Alves Teixeira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/705
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCAÇÕES FINAIS encadernado.pdf762,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador