Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/706
Title: A qualidade do serviço contábil a partir da percepção dos usuários e contabilistas na cidade de Cacoal, Rondônia
Authors: Sena, Mônica Figueira
Keywords: Contabilidade
Contabilista - Serviços - Imagem
Valorização profissional
Issue Date: 2016
Citation: SENA, Mônica Figueira. A qualidade do serviço contábil a partir da percepção dos usuários e contabilistas na cidade de Cacoal, Rondônia. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Abstract: Esperar o melhor é natural. A melhor qualidade em serviços também é algo esperado, exigido, mas depende do que e de quem. Tendo em vista a importância e a expectativa de qualidade e aspectos ligados à imagem e valorização profissional, esta pesquisa teve como objetivo analisar a qualidade da prestação dos serviços contábeis na cidade de Cacoal, Rondônia, segundo a perspectiva dos prestadores de serviços contábeis (contadores e técnicos em contabilidade) e dos usuários desses serviços (empresários e administradores de empresas). Assim, buscou-se identificar como a atuação dos profissionais da Contabilidade é percebida pelos pesquisados, tanto os pontos positivos como negativos. A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva, com análise em parte quantitativa e parte qualitativa. A coleta de dados se deu entre Outubro de 2015 e Janeiro de 2016 com apoio de questionário organizado em escala Likert de 6 pontos para ambas categorias e um segundo instrumento replicado da Escala Qualiscont, apenas aos contabilistas, visando aprofundamento quanto a percepção sobre si mesmos. Os dados obtidos permitiram identificar os usuários dos serviços contábeis atribuem importância do profissional da Contabilidade e dos seus serviços para o bom andamento dos negócios, embora identifiquem também uma participação ainda pequena desses profissionais no cotidiano das empresas. Por outro lado, os contadores e técnicos em Contabilidade, embora sintam facilidade em conseguir trabalho pela diversidade de atuações proporcionada pela formação na área, se sentem mal remunerados e pouco valorizados pela sociedade, em contraposição à responsabilidade ética, profissional, civil e até criminal quanto aos serviços por eles realizados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. Dra. Estela Pitwak Rossoni
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/706
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Mônica (versão final) 201121897.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.